O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID tem como um de seus objetivos, incentivar a escolha pela carreira docente valorizando o magistério proporcionando ao aluno vivências nas escolas da rede pública de ensino interligando a teoria ministrada no nível superior com a prática no ensino básico. Segundo Nóvoa (1992), estar em formação indica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade que é também uma identidade profissional. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar e analisar as intervenções realizadas em duas escolas públicas do ensino básico, destacando o auxílio do PIBID na formação profissional de uma bolsista de Iniciação à Docência através das atividades realizadas durante o período de três anos. Em meio às inúmeras dificuldades encontradas no ensino público, como por exemplo, as condições precárias da estrutura física das escolas, o trabalho realizado em grupos objetivou conciliar a teoria e a prática durante as aulas de Educação Física para que os alunos pudessem desenvolver tanto suas capacidades físicas como também as cognitivas, afetivas e sociais. Fugindo de uma Educação Física esportivista, tivemos como norteador o Coletivo de Autores sugerido pelos PCN’s e pelo sub-projeto do PIBID de Educação Física, que auxilia o professor apresentando os conteúdos: esporte, jogos, lutas, ginástica e dança, com o objetivo que o aluno dê sentido próprio ao seu campo gestual e se perceba no mundo como agente. Alguns fatores possuem uma forte relevância no cenário educacional, pois acaba sendo mais um obstáculo para o professor que está entrando no mercado de trabalho. Em meio a tantos problemas para uma formação profissional bem desenvolvida, o PIBID vem como uma solução, pois proporciona ao aluno a vivência da habilidade de problematização e compreensão do contexto educativo no cotidiano escolar quando este ainda encontra-se em formação.