Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPB

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA Pôster (PO) A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9975
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPB"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID tem como um de seus objetivos, incentivar a escolha pela carreira docente valorizando o magistério proporcionando ao aluno vivências nas escolas da rede pública de ensino interligando a teoria ministrada no nível superior com a prática no ensino básico. Segundo Nóvoa (1992), estar em formação indica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade que é também uma identidade profissional.  Assim, o objetivo deste trabalho é relatar e analisar as intervenções realizadas em duas escolas públicas do ensino básico, destacando o auxílio do PIBID na formação profissional de uma bolsista de Iniciação à Docência através das atividades realizadas durante o período de três anos. Em meio às inúmeras dificuldades encontradas no ensino público, como por exemplo, as condições precárias da estrutura física das escolas, o trabalho realizado em grupos objetivou conciliar a teoria e a prática durante as aulas de Educação Física para que os alunos pudessem desenvolver tanto suas capacidades físicas como também as cognitivas, afetivas e sociais. Fugindo de uma Educação Física esportivista, tivemos como norteador o Coletivo de Autores sugerido pelos PCN’s e pelo sub-projeto do PIBID de Educação Física, que auxilia o professor apresentando os conteúdos: esporte, jogos, lutas, ginástica e dança, com o objetivo que o aluno dê sentido próprio ao seu campo gestual e se perceba no mundo como agente. Alguns fatores possuem uma forte relevância no cenário educacional, pois acaba sendo mais um obstáculo para o professor que está entrando no mercado de trabalho. Em meio a tantos problemas para uma formação profissional bem desenvolvida, o PIBID vem como uma solução, pois proporciona ao aluno a vivência da habilidade de problematização e compreensão do contexto educativo no cotidiano escolar quando este ainda encontra-se em formação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_00_29_43_idinscrito_529_e7d95050f82a4f1cf380ef170776478b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA MARIA SOUSA TRAJANO"
    "autor_nome_curto" => "KARLA"
    "autor_email" => "karlastrajano@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9975
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPB"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID tem como um de seus objetivos, incentivar a escolha pela carreira docente valorizando o magistério proporcionando ao aluno vivências nas escolas da rede pública de ensino interligando a teoria ministrada no nível superior com a prática no ensino básico. Segundo Nóvoa (1992), estar em formação indica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade que é também uma identidade profissional.  Assim, o objetivo deste trabalho é relatar e analisar as intervenções realizadas em duas escolas públicas do ensino básico, destacando o auxílio do PIBID na formação profissional de uma bolsista de Iniciação à Docência através das atividades realizadas durante o período de três anos. Em meio às inúmeras dificuldades encontradas no ensino público, como por exemplo, as condições precárias da estrutura física das escolas, o trabalho realizado em grupos objetivou conciliar a teoria e a prática durante as aulas de Educação Física para que os alunos pudessem desenvolver tanto suas capacidades físicas como também as cognitivas, afetivas e sociais. Fugindo de uma Educação Física esportivista, tivemos como norteador o Coletivo de Autores sugerido pelos PCN’s e pelo sub-projeto do PIBID de Educação Física, que auxilia o professor apresentando os conteúdos: esporte, jogos, lutas, ginástica e dança, com o objetivo que o aluno dê sentido próprio ao seu campo gestual e se perceba no mundo como agente. Alguns fatores possuem uma forte relevância no cenário educacional, pois acaba sendo mais um obstáculo para o professor que está entrando no mercado de trabalho. Em meio a tantos problemas para uma formação profissional bem desenvolvida, o PIBID vem como uma solução, pois proporciona ao aluno a vivência da habilidade de problematização e compreensão do contexto educativo no cotidiano escolar quando este ainda encontra-se em formação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_00_29_43_idinscrito_529_e7d95050f82a4f1cf380ef170776478b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA MARIA SOUSA TRAJANO"
    "autor_nome_curto" => "KARLA"
    "autor_email" => "karlastrajano@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID tem como um de seus objetivos, incentivar a escolha pela carreira docente valorizando o magistério proporcionando ao aluno vivências nas escolas da rede pública de ensino interligando a teoria ministrada no nível superior com a prática no ensino básico. Segundo Nóvoa (1992), estar em formação indica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade que é também uma identidade profissional. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar e analisar as intervenções realizadas em duas escolas públicas do ensino básico, destacando o auxílio do PIBID na formação profissional de uma bolsista de Iniciação à Docência através das atividades realizadas durante o período de três anos. Em meio às inúmeras dificuldades encontradas no ensino público, como por exemplo, as condições precárias da estrutura física das escolas, o trabalho realizado em grupos objetivou conciliar a teoria e a prática durante as aulas de Educação Física para que os alunos pudessem desenvolver tanto suas capacidades físicas como também as cognitivas, afetivas e sociais. Fugindo de uma Educação Física esportivista, tivemos como norteador o Coletivo de Autores sugerido pelos PCN’s e pelo sub-projeto do PIBID de Educação Física, que auxilia o professor apresentando os conteúdos: esporte, jogos, lutas, ginástica e dança, com o objetivo que o aluno dê sentido próprio ao seu campo gestual e se perceba no mundo como agente. Alguns fatores possuem uma forte relevância no cenário educacional, pois acaba sendo mais um obstáculo para o professor que está entrando no mercado de trabalho. Em meio a tantos problemas para uma formação profissional bem desenvolvida, o PIBID vem como uma solução, pois proporciona ao aluno a vivência da habilidade de problematização e compreensão do contexto educativo no cotidiano escolar quando este ainda encontra-se em formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.