A PROMOÇÃO DA ARTE DIGITAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS CULTURAIS NO ENSINO DE LITERATURA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98273 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4800 "inscrito_id" => 14857 "titulo" => "A PROMOÇÃO DA ARTE DIGITAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS CULTURAIS NO ENSINO DE LITERATURA" "resumo" => "As experiências leitoras, sejam individuais ou coletivas, traduzem-se no universo da linguagem através de práticas simbólicas, em que o sujeito se percebe como indivíduo e parte de um coletivo no confrontamento de inúmeras identidades. Nesse processo dialógico, a arte possui uma dimensão semiótica por estar num lugar de entre-discursos, onde linguagens diversificadas, significantes múltiplos e midiáticos, cruzam-se, principalmente na contemporaneidade com o uso frequente de artefatos tecnológicos e mídias sociais. Em virtude desses aspectos, este artigo objetiva refletir sobre a promoção de práticas pedagógicas exitosas ao ensino de Literatura mediante a construção de performances artísticas em vídeo para a plataforma digital Instagram. Partindo dos pressupostos teóricos de Ludmer (2007), Hall (2022), Jauss (1994), Rodrigues (2011) e Zumthor (1997; 2014), bem como da BNCC (BRASIL, 2018), apresenta o relato de experiências realizadas no Coletivo Cultural Flores do Brejo, da cidade de Alagoa Nova-PB, em vista de demonstrar a aprendizagem do grupo, construída a partir de objetos artísticos que circulam com o intuito de promover a arte em âmbito digital. Os resultados obtidos sinalizaram para o fato de que, através de uma pesquisa-ação, foi possível o desenvolvimento daqueles que participaram das práticas culturais e artísticas de um coletivo de formação leitora multimodal, evidenciando, assim, a possibilidade de se expandir as fronteiras do ensino de Literatura, considerando as demandas de uma sociedade digital, a partir do universo sociossemiótico de alunos que se inserem nas redes sociais mediante suas subjetividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14857_TB4800_19062023112817.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY KAROLINE DA SILVA MIGUEL" "autor_nome_curto" => "ISABELLY" "autor_email" => "poetisaa752@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98273 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4800 "inscrito_id" => 14857 "titulo" => "A PROMOÇÃO DA ARTE DIGITAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS CULTURAIS NO ENSINO DE LITERATURA" "resumo" => "As experiências leitoras, sejam individuais ou coletivas, traduzem-se no universo da linguagem através de práticas simbólicas, em que o sujeito se percebe como indivíduo e parte de um coletivo no confrontamento de inúmeras identidades. Nesse processo dialógico, a arte possui uma dimensão semiótica por estar num lugar de entre-discursos, onde linguagens diversificadas, significantes múltiplos e midiáticos, cruzam-se, principalmente na contemporaneidade com o uso frequente de artefatos tecnológicos e mídias sociais. Em virtude desses aspectos, este artigo objetiva refletir sobre a promoção de práticas pedagógicas exitosas ao ensino de Literatura mediante a construção de performances artísticas em vídeo para a plataforma digital Instagram. Partindo dos pressupostos teóricos de Ludmer (2007), Hall (2022), Jauss (1994), Rodrigues (2011) e Zumthor (1997; 2014), bem como da BNCC (BRASIL, 2018), apresenta o relato de experiências realizadas no Coletivo Cultural Flores do Brejo, da cidade de Alagoa Nova-PB, em vista de demonstrar a aprendizagem do grupo, construída a partir de objetos artísticos que circulam com o intuito de promover a arte em âmbito digital. Os resultados obtidos sinalizaram para o fato de que, através de uma pesquisa-ação, foi possível o desenvolvimento daqueles que participaram das práticas culturais e artísticas de um coletivo de formação leitora multimodal, evidenciando, assim, a possibilidade de se expandir as fronteiras do ensino de Literatura, considerando as demandas de uma sociedade digital, a partir do universo sociossemiótico de alunos que se inserem nas redes sociais mediante suas subjetividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14857_TB4800_19062023112817.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY KAROLINE DA SILVA MIGUEL" "autor_nome_curto" => "ISABELLY" "autor_email" => "poetisaa752@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }