Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GINÁSTICA RÍTMICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DE PERCEPÇÃO CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O programa residência pedagógica, tem como objetivo oportunizar a vivência docente através da intervenção nas escolas para os alunos de licenciatura com forma de produção de conhecimento para a vida profissional. A Ginástica Rítmica (GR) é um conteúdo da educação física escolar descrito na BNCC, juntamente com outros elementos da cultura corporal de movimento. A educação física como componente curricular tem como objetivo proporcionar aos alunos experiência e vivências que façam ampliar sua imaginação e manifestação social através do corpo; A intervenção pedagógica no ensino da GR, evidencia que este conteúdo, ainda está vinculado aos aspectos motores, porém pode ser bastante explorado pelo docente para uma visão mais crítica das problemáticas gerais da sociedade (depressão, ansiedade), contribuindo para o processo de ensino aprendizagem. Objetivo deste trabalho é analisar a intervenção pedagógica com a GR nas aulas de educação física na unidade de estágio do programa de residência pedagógica. Refere-se a um relato de experiência de caráter qualitativo com análises de relatos biográficos narrativos, desenvolvido pelos residentes da licenciatura de Educação Física da UFPE, no campo de estágio. As intervenções foram realizadas nas turmas de ensino médio na escola técnica estadual José Joaquim da Silva Filho, localizada na cidade de Vitória, sob supervisão do preceptor. Portanto, o entendimento da GR como conteúdo além dos aspectos motores, tem objetivo de promover bem estar físico, psíquico, como processo humanizador e direcionado a conscientização da imagem corporal e relação entre corpo e mente para ampliação do entendimento do conteúdo. Desconstruindo o paradigma da GR como saúde individual, corpo bonito e estético, para uma busca de aceitação e auto superação, sem finalidades estéticas e sim para uma valorização do aluno com si próprio sendo protagonista da sua própria autonomia no processo de ensino aprendizagem.

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