A IMPORTÂNCIA DA ROTINA E DA PREVISIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TEA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100060 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7127 "inscrito_id" => 7553 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ROTINA E DA PREVISIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TEA" "resumo" => "O TEA - Transtorno do Espectro Autista -é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento de crianças. Wieder Greenspan (2006) definiu autismo como um transtorno complexo do desenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas áreas de interação social e linguagem, incluindo um conjunto de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. A rotina e a previsibilidade desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes com TEA. Ter um ambiente seguro e previsível pode ajudá-los a se sentirem mais seguros e confortáveis, permitindo que eles se concentrem em aprender e se desenvolvam. Nesse sentido, este trabalho visa investigar outros estudos já existentes e seus resultados sobre o papel da previsibilidade na aprendizagem de crianças e jovens com TEA. Pretende-se, ainda, analisar se há pesquisas que mostrem as habilidades específicas que são influenciadas pela previsibilidade em crianças e adolescentes com TEA; bem como analisar pesquisas sobre os efeitos da previsibilidade em diferentes faixas etárias de estudantes com TEA, incluindo crianças em idade pré-escolar e escolar, baseadas em dados científicos.É uma pesquisa bibliográfica e tem como base teórica autores como: Wieder Greenspan (2006), Eugene Bleuler (1960), Leo Kanner (1943), Hans Asperger (1943), Grandin (2013), Lorna Wing (1981), Leaf, McEachin e TaubMan (2008) e, ainda, o GAP (1966). Este estudo tem o potencial de fazer uma contribuição significativa para o campo da educação especial e no incentivo à promoção de melhores resultados de aprendizagem para crianças e adolescentes com TEA. A compreensão dos efeitos da previsibilidade na aprendizagem de estudantes com TEA pode fornecer informações valiosas para educadores e profissionais de saúde que trabalham com esse público. Isso pode levar a intervenções educacionais mais eficazes, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar desses estudantes e de suas famílias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7553_TB7127_20112023111808.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MENDES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandamendes@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100060 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7127 "inscrito_id" => 7553 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ROTINA E DA PREVISIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TEA" "resumo" => "O TEA - Transtorno do Espectro Autista -é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento de crianças. Wieder Greenspan (2006) definiu autismo como um transtorno complexo do desenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas áreas de interação social e linguagem, incluindo um conjunto de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. A rotina e a previsibilidade desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes com TEA. Ter um ambiente seguro e previsível pode ajudá-los a se sentirem mais seguros e confortáveis, permitindo que eles se concentrem em aprender e se desenvolvam. Nesse sentido, este trabalho visa investigar outros estudos já existentes e seus resultados sobre o papel da previsibilidade na aprendizagem de crianças e jovens com TEA. Pretende-se, ainda, analisar se há pesquisas que mostrem as habilidades específicas que são influenciadas pela previsibilidade em crianças e adolescentes com TEA; bem como analisar pesquisas sobre os efeitos da previsibilidade em diferentes faixas etárias de estudantes com TEA, incluindo crianças em idade pré-escolar e escolar, baseadas em dados científicos.É uma pesquisa bibliográfica e tem como base teórica autores como: Wieder Greenspan (2006), Eugene Bleuler (1960), Leo Kanner (1943), Hans Asperger (1943), Grandin (2013), Lorna Wing (1981), Leaf, McEachin e TaubMan (2008) e, ainda, o GAP (1966). Este estudo tem o potencial de fazer uma contribuição significativa para o campo da educação especial e no incentivo à promoção de melhores resultados de aprendizagem para crianças e adolescentes com TEA. A compreensão dos efeitos da previsibilidade na aprendizagem de estudantes com TEA pode fornecer informações valiosas para educadores e profissionais de saúde que trabalham com esse público. Isso pode levar a intervenções educacionais mais eficazes, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar desses estudantes e de suas famílias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7553_TB7127_20112023111808.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MENDES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandamendes@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }