A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98238 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4753 "inscrito_id" => 14038 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O baixo desempenho do Brasil na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em relação ao conteúdo de matemática, implica na reflexão de que o ensino desse conteúdo requer a adoção de novas estratégias. Com o advento das tecnologias de inovação, as mídias digitais se tornaram ferramentas acessíveis e presentes na sociedade. Nesse contexto, se faz necessário revisar a prática pedagógica do professor, com a inserção de recursos tecnológicos, promovendo aulas interativas que despertem a criatividade, o dinamismo na construção do conhecimento matemático expandindo a interação entre professor e aluno e consequentemente, o interesse no aprendizado da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, é fundamental compreender como as mídias digitais podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem onde os alunos estão em fase de desenvolvimento e construção dos conceitos matemáticos. Este relato visa investigar a contribuição das mídias digitais no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma revisão de literatura, por meio da consulta de artigos publicados, em base de dados nos anos de 2017 a 2023. O instrumento de pesquisa utilizado foi a observação e comparação dos dados nos artigos, fundamentado nas teorias relacionadas ao ensino da matemática, uso de mídias sociais na educação e pedagogia dos anos iniciais. Os resultados obtidos auxiliaram na elaboração de estratégias pedagógicas que promovem aprendizagem significativa, bem como, fomentaram a formação de professores no fortalecimento de políticas educacionais voltadas para a inserção desse recurso na prática pedagógica. Espera-se contribuir para a o fortalecimento do uso das tecnologias, por meio das mídias digitais como estratégia do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14038_TB4753_07082023094817.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA MARIA FEIJÃO SOARES" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "soniamaria.feijao@educaca" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98238 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4753 "inscrito_id" => 14038 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O baixo desempenho do Brasil na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em relação ao conteúdo de matemática, implica na reflexão de que o ensino desse conteúdo requer a adoção de novas estratégias. Com o advento das tecnologias de inovação, as mídias digitais se tornaram ferramentas acessíveis e presentes na sociedade. Nesse contexto, se faz necessário revisar a prática pedagógica do professor, com a inserção de recursos tecnológicos, promovendo aulas interativas que despertem a criatividade, o dinamismo na construção do conhecimento matemático expandindo a interação entre professor e aluno e consequentemente, o interesse no aprendizado da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, é fundamental compreender como as mídias digitais podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem onde os alunos estão em fase de desenvolvimento e construção dos conceitos matemáticos. Este relato visa investigar a contribuição das mídias digitais no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma revisão de literatura, por meio da consulta de artigos publicados, em base de dados nos anos de 2017 a 2023. O instrumento de pesquisa utilizado foi a observação e comparação dos dados nos artigos, fundamentado nas teorias relacionadas ao ensino da matemática, uso de mídias sociais na educação e pedagogia dos anos iniciais. Os resultados obtidos auxiliaram na elaboração de estratégias pedagógicas que promovem aprendizagem significativa, bem como, fomentaram a formação de professores no fortalecimento de políticas educacionais voltadas para a inserção desse recurso na prática pedagógica. Espera-se contribuir para a o fortalecimento do uso das tecnologias, por meio das mídias digitais como estratégia do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14038_TB4753_07082023094817.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA MARIA FEIJÃO SOARES" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "soniamaria.feijao@educaca" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }