Segundo o art. 43, inciso VII da Lei nº 9.394/1996 Lei de Diretrizes e Bases, uma das finalidades da educação superior é a promoção da extensão, “visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição”. Atualmente, a curricularização da extensão está em pauta e tem marco, a Resolução nº 7/2018 do MEC, porém a extensão vem sendo pautada em diversos documentos legais, tais como, a Constituição Federal, a Lei nº 11.892/2008 que criou os Institutos Federais, na meta 12, estratégia 7 da Lei nº 13.005/2014 que trata do PNE 2014-2024 e ainda, as recomendações do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileira - UERJ/dez/2021. Diante disso, este artigo analisa o arcabouço legal e normativo que trata da implantação da curricularização da Extensão na Educação Superior em paralelo com o processo de implantação desta política no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Sousa, buscando identificar as perspectivas quanto a implantação, e sobretudo os desafios institucionais e locais para a sua concretização. A pesquisa encontra-se em andamento, sendo este artigo resultado da análise de leis e regulamentos nacionais e institucionais disponíveis na página do IFPB e na vivência do trabalho de inserção da curricularização nos Projetos Pedagógicos dos Cursos do Campus Sousa até o momento, trazendo o panorama atual de implantação/execução desta política e os impasses encontrados. Utilizou-se de metodologia qualitativa e descritiva, tendo como técnicas de pesquisa, a bibliográfica e documental. Os resultados parciais demonstram que as diretrizes da curricularização da extensão foram inseridas nos Projetos Pedagógicos de todos os cursos superiores do Campus, no entanto, existe muita apreensão e insegurança quanto a execução das atividades, devido ao desconhecimento da política de extensão e especificamente, a situação estrutural e financeira indispensável a sua efetivação.