Nosso objetivo, neste artigo, foi examinar os elos entre as práticas educativas intermediadas pela Igreja Católica no Cine Clube Teresinense (CCT) na cidade de Teresina, Piauí, entre 1962 e 1990. Apoiado em valores e objetivos católicos, esse cineclube se dedicou a criar ambientes de discussão, reflexão e aprendizado nas dependências do Colégio São Francisco de Sales (Colégio Diocesano). Dessa maneira, o cinema serviu como ferramenta pedagógica e meio para democratizar o acesso a arte cinematográfica não só aos estudantes dessa escola, mas também para toda a sociedade da capital do piauiense. Isso porque os membros do CCT desenvolviam ações para expandir o conhecimento elaborado no grupo para o público externo. Serviram de guia a metodologia de pesquisa bibliográfica com os estudos atinentes à historiográfica de base francesa com Certeau (1982) para explorarmos os indícios de como, nesse espaço formativo, foram tecidas e propagadas cultura cinematográfica e formação crítica de públicos. Empreendemos um exercício analítico de documentos produzidos por cineclubistas e pontifícios. Destarte, como resultado chegamos a um inventário de vivências em torno desse meio de expressão artística e comunicação visual com os objetivos educacionais. Assim, o referido cineclube contribuiu para enriquecer a experiência de aprendizado e estimular o pensamento crítico de seus participantes e demais pessoas alcançadas pelas intervenções lideradas por padres da Companhia de Jesus em Teresina-PI.