TORMENA, Ivonei João et al.. Pontos e linhas em diversas culturas. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95465>. Acesso em: 23/11/2024 00:14
Este artigo expõe um recorte da pesquisa qualitativa desenvolvida no Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) com apoio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU). O parecer 5.909.423 do Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos aprovou o projeto que foi norteado pela indagação: Quais são as implicações de práticas educativas envolvendo o ensino de geometria e álgebra, com abordagens multiculturais e da etnomatemática, visando à aprendizagem significativa nos anos finais do Ensino Fundamental? A obtenção dos dados ocorreu por meio de relatos escritos pelos sujeitos da pesquisa que participaram de um curso de formação para professores. Na finalização deste curso, cada professor escolheu pelo menos um dos temas estudados, desenvolveu junto com seus estudantes na escola onde atua e apresentou o relatório da vivência pedagógica contendo fotos sem identificação. O material de apoio do curso foi constituído por textos teóricos e atividades didáticas organizadas conforme a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, seguindo orientações de pesquisas em neurociências e considerando os princípios etnomatemáticos de Ubiratan D’Ambrosio. Neste artigo está apresentada a atividade “Kolam indiano e fractais de Sierpinski e de Peano” escolhida pela coautora e participante da pesquisa. Seus estudantes apreciaram imagens de diferentes modos de elaboração de um kolam, investigaram características semelhantes entre kolam e fractal de Sierpinski, resolveram quebra-cabeças lúdicos. Também conheceram a técnica de usar os dedos para marcar pontos na areia e desenhar linhas contínuas gerando desenhos chamados sona, uma antiga tradição do povo africano Cokwe que vive em maior parte em Angola. Os resultados do desenvolvimento destas atividades foram positivos sendo que os estudantes atribuíram significado para conteúdos curriculares matemáticos: ângulo, plano cartesiano, sequência recursiva, potenciação, generalização algébrica, objetos geométricos euclidianos e fractais.