Este artigo trata-se de um compilado das experiências que foram desenvolvidas a partir do projeto de extensão Mulheres Acadêmicas Ensinam - Mães e que tem o objetivo de desenvolver estratégias e práticas educacionais, políticas e administrativas em espaços educacionais com foco na igualdade de gênero e nas questões relativas à maternidade. O projeto de extensão estruturou-se em dois eixos temáticos, que seriam: A organização de movimentos de mães feministas da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, com o intuito de identificar e viabilizar as demandas e dificuldades enfrentadas por mulheres no âmbito da maternidade-educação-trabalho. O segundo eixo consiste na realização de oficinas de produção de artefatos para a educação feminista em escolas da região de Cajazeiras-PB, município do alto sertão paraibano, permitindo a formação continuada de professores na temática da igualdade de gênero nos anos iniciais da educação infantil. Dessa forma, o arcabouço teórico é sustentado pelos respectivos autores: Davis (2016), Adichie (2017), Hooks (2018) entre outros. Além disso, é possível ponderar que a expansão do movimento feminista transformou questões individuais em questões políticas, acentuando a necessidade de extinguirmos a disparidade existente entre os gêneros nas universidades e sociedade em geral, uma vez que é através de reflexões e praticas que adentramos na esfera do micro e passamos para o macro do problema, atingindo assim um avanço no combate as exclusões de minorias.