Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOS AMORES ÁCAROS NAS LIRAS DE MARÍLIA DE DIRCEU, DE TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95292
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 855
    "inscrito_id" => 11387
    "titulo" => "DOS AMORES ÁCAROS NAS LIRAS DE MARÍLIA DE DIRCEU, DE TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA"
    "resumo" => "A literatura a partir da visão crítica de Antônio Cândido (2011) defendia que era possível admiti-la como produto dos pensamentos e sentimentos de cada sociedade. Logo, essa literatura vai sendo definida pelos costumes e culturas daquele povo, em uma determinada época, refratando diretamente os traços socioculturais e políticos a respeito dos impulsos dramáticos de uma sociedade de valores. Para o estudo da literatura de forma efetiva e proveitosa, é preciso entender de fato como se constituiria dentro de um contexto social, assim, é possível propor uma investigação sobre temática amorosa na lírica do texto ácaro, Marília de Dirceu ([1972] 2013), de Tomás Antônio Gonzaga, sobre a categoria temática do amor na literatura do período do Arcadismo no Brasil. Para atingir ao objetivo pré-estabelecido, toma-se como metodologia de cunho qualitativo a pesquisa descritiva- bibliográfica (PAIVA, 2019). Para este estudo, lança-se mão dos pressupostos teóricos postulados por pelo crítico literário Antônio Cândido (2009 e 2011), Coutinho (1911), Pontes (2021) e Freire (1759) abordando sobre a literatura árcade no cenário brasileiro, bem como as características das liras que fizeram parte dessa literatura. Juntamente com teóricos supracitados, utilizam-se os conceitos e chaves de Castello (2004), Geruza (2010) e Almeida (2006), para cotejar as características da lírica de Tomás Antônio Gonzaga e como o amor é abordado. A análise nos mostra que o amor retratado por Dirceu apresentou diferentes fases, inicialmente retratando-o pela admiração da sua amada, tanto de maneira erótica como idealizada, para depois ressaltar o sofrimento amoroso de sua ausência. Ressalta-se, aqui, que na obra lírica também há traços descritivos que fazem respeito ao meio ambiente/espaço físico que o eu-lírico queria abordar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11387_TB855_20112023125005.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RITA FERNANDES FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RITA"
    "autor_email" => "mritaffreire@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95292
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 855
    "inscrito_id" => 11387
    "titulo" => "DOS AMORES ÁCAROS NAS LIRAS DE MARÍLIA DE DIRCEU, DE TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA"
    "resumo" => "A literatura a partir da visão crítica de Antônio Cândido (2011) defendia que era possível admiti-la como produto dos pensamentos e sentimentos de cada sociedade. Logo, essa literatura vai sendo definida pelos costumes e culturas daquele povo, em uma determinada época, refratando diretamente os traços socioculturais e políticos a respeito dos impulsos dramáticos de uma sociedade de valores. Para o estudo da literatura de forma efetiva e proveitosa, é preciso entender de fato como se constituiria dentro de um contexto social, assim, é possível propor uma investigação sobre temática amorosa na lírica do texto ácaro, Marília de Dirceu ([1972] 2013), de Tomás Antônio Gonzaga, sobre a categoria temática do amor na literatura do período do Arcadismo no Brasil. Para atingir ao objetivo pré-estabelecido, toma-se como metodologia de cunho qualitativo a pesquisa descritiva- bibliográfica (PAIVA, 2019). Para este estudo, lança-se mão dos pressupostos teóricos postulados por pelo crítico literário Antônio Cândido (2009 e 2011), Coutinho (1911), Pontes (2021) e Freire (1759) abordando sobre a literatura árcade no cenário brasileiro, bem como as características das liras que fizeram parte dessa literatura. Juntamente com teóricos supracitados, utilizam-se os conceitos e chaves de Castello (2004), Geruza (2010) e Almeida (2006), para cotejar as características da lírica de Tomás Antônio Gonzaga e como o amor é abordado. A análise nos mostra que o amor retratado por Dirceu apresentou diferentes fases, inicialmente retratando-o pela admiração da sua amada, tanto de maneira erótica como idealizada, para depois ressaltar o sofrimento amoroso de sua ausência. Ressalta-se, aqui, que na obra lírica também há traços descritivos que fazem respeito ao meio ambiente/espaço físico que o eu-lírico queria abordar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11387_TB855_20112023125005.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RITA FERNANDES FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RITA"
    "autor_email" => "mritaffreire@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A literatura a partir da visão crítica de Antônio Cândido (2011) defendia que era possível admiti-la como produto dos pensamentos e sentimentos de cada sociedade. Logo, essa literatura vai sendo definida pelos costumes e culturas daquele povo, em uma determinada época, refratando diretamente os traços socioculturais e políticos a respeito dos impulsos dramáticos de uma sociedade de valores. Para o estudo da literatura de forma efetiva e proveitosa, é preciso entender de fato como se constituiria dentro de um contexto social, assim, é possível propor uma investigação sobre temática amorosa na lírica do texto ácaro, Marília de Dirceu ([1972] 2013), de Tomás Antônio Gonzaga, sobre a categoria temática do amor na literatura do período do Arcadismo no Brasil. Para atingir ao objetivo pré-estabelecido, toma-se como metodologia de cunho qualitativo a pesquisa descritiva- bibliográfica (PAIVA, 2019). Para este estudo, lança-se mão dos pressupostos teóricos postulados por pelo crítico literário Antônio Cândido (2009 e 2011), Coutinho (1911), Pontes (2021) e Freire (1759) abordando sobre a literatura árcade no cenário brasileiro, bem como as características das liras que fizeram parte dessa literatura. Juntamente com teóricos supracitados, utilizam-se os conceitos e chaves de Castello (2004), Geruza (2010) e Almeida (2006), para cotejar as características da lírica de Tomás Antônio Gonzaga e como o amor é abordado. A análise nos mostra que o amor retratado por Dirceu apresentou diferentes fases, inicialmente retratando-o pela admiração da sua amada, tanto de maneira erótica como idealizada, para depois ressaltar o sofrimento amoroso de sua ausência. Ressalta-se, aqui, que na obra lírica também há traços descritivos que fazem respeito ao meio ambiente/espaço físico que o eu-lírico queria abordar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.