REFLETINDO A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9816 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 1149 "titulo" => "REFLETINDO A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente trabalho busca trazer uma discussão sobre as concepções de avaliação educacional defendida por alguns autores. O objetivo deste artigo é oferecer subsídios aos profissionais da educação para que possam trabalhar as dificuldades dos educandos de forma satisfatória, além de buscar algumas maneiras de avaliar e mostrar possíveis caminhos para uma avaliação condizente com a realidade dos educandos. Apesar do leque de possibilidades que a avaliação educacional oferece, há inúmeros problemas que são evidentes quanto à aplicabilidade de forma incorreta deste instrumental. Em alguns contextos, a avaliação é interpretada como objeto de julgamento, ameaça e punição, transparecendo terror para muitos. Desta maneira, o presente estudo torna-se relevante no momento em que propicia um maior entendimento sobre o processo educativo, em especial a avaliação. É necessário ter consciência que o processo avaliativo é de igual importância no âmbito educacional, porém, se mal ministrado, pode prejudicar todo trabalho já desenvolvido. Esta etapa propicia não só um momento do professor avaliar o aluno, mas também de autoavaliar-se. Para a construção deste trabalho, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica no intuito de fundamentar as ideias apresentadas. Para tanto, recorremos aos construtos teóricos de autores que tratam dessa temática, sendo estes: HOFFMANN (2010), DEMO (2008). Durante a leitura, foram observadas as diferentes maneiras de se conceber a avaliação nas salas de aula e como a avaliação pode ter um resultado inverso do esperado. Invés de contribuir no processo educativo, ela poderá prejudicar o mesmo. Portanto, a avaliação tem sido utilizada de forma incorreta, tornando-se uma vítima de quem a utiliza como mero instrumento de poder, classificando-a, muitas vezes, excludente quando deveria ser includente. Diante da discussão realizada, emergiu a nossa preocupação como futuros educadores frente ao desafio que iremos encontrar diante das dificuldades educacionais. Desta maneira, concluímos que é necessária uma constante reflexão sobre a prática avaliativa, como possibilidade de contribuir com mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem e propiciar um maior entendimento sobre as concepções e aplicabilidade deste processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_10_2014_10_23_03_idinscrito_1149_3896e83c91dfd0b2fcb744b20f58c5b9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE DIAS FARIAS" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daianetati@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9816 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 1149 "titulo" => "REFLETINDO A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente trabalho busca trazer uma discussão sobre as concepções de avaliação educacional defendida por alguns autores. O objetivo deste artigo é oferecer subsídios aos profissionais da educação para que possam trabalhar as dificuldades dos educandos de forma satisfatória, além de buscar algumas maneiras de avaliar e mostrar possíveis caminhos para uma avaliação condizente com a realidade dos educandos. Apesar do leque de possibilidades que a avaliação educacional oferece, há inúmeros problemas que são evidentes quanto à aplicabilidade de forma incorreta deste instrumental. Em alguns contextos, a avaliação é interpretada como objeto de julgamento, ameaça e punição, transparecendo terror para muitos. Desta maneira, o presente estudo torna-se relevante no momento em que propicia um maior entendimento sobre o processo educativo, em especial a avaliação. É necessário ter consciência que o processo avaliativo é de igual importância no âmbito educacional, porém, se mal ministrado, pode prejudicar todo trabalho já desenvolvido. Esta etapa propicia não só um momento do professor avaliar o aluno, mas também de autoavaliar-se. Para a construção deste trabalho, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica no intuito de fundamentar as ideias apresentadas. Para tanto, recorremos aos construtos teóricos de autores que tratam dessa temática, sendo estes: HOFFMANN (2010), DEMO (2008). Durante a leitura, foram observadas as diferentes maneiras de se conceber a avaliação nas salas de aula e como a avaliação pode ter um resultado inverso do esperado. Invés de contribuir no processo educativo, ela poderá prejudicar o mesmo. Portanto, a avaliação tem sido utilizada de forma incorreta, tornando-se uma vítima de quem a utiliza como mero instrumento de poder, classificando-a, muitas vezes, excludente quando deveria ser includente. Diante da discussão realizada, emergiu a nossa preocupação como futuros educadores frente ao desafio que iremos encontrar diante das dificuldades educacionais. Desta maneira, concluímos que é necessária uma constante reflexão sobre a prática avaliativa, como possibilidade de contribuir com mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem e propiciar um maior entendimento sobre as concepções e aplicabilidade deste processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_10_2014_10_23_03_idinscrito_1149_3896e83c91dfd0b2fcb744b20f58c5b9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE DIAS FARIAS" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daianetati@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }