Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

(RE) SIGNIFICANDO A AFRICANIDADE NA ESCOLA

Palavra-chaves: PROJETO, ESCOLA, CULTURA Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente projeto foi desenvolvido pelos alunos PIBID do Subprojeto de Língua Portuguesa UEPB Campus III com a supervisão do coordenador institucional Dr. Juarez Nogueira Lins e supervisora Maria das Dores Justo na EEEFM Professor José Soares de Carvalho em Guarabira – PB. Propomos relatar nossa experiência no âmbito escolar, de modo a discutir a realização do projeto. Contamos com um número aproximado de sessenta alunos do 2º ano do Ensino Médio. As turmas que estavam envolvidas no projeto eram: 2º A e B, as mesmas desenvolveram as atividades junto aos professores de História José Ronaldo e a professora de Língua Portuguesa Maria das Dores Justo, como também a professora Raquel Andrade de Língua Portuguesa que envolveram seus alunos das turmas do 1º ano H e J do Ensino Médio. A escola a qual o projeto foi desenvolvido conta com um número aproximado 1.827 alunos. Após a contextualização do espaço em que desenvolvemos o projeto, partiremos para justificar a nossa escolha por esse tema. Desde março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e tem o objetivo de promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade, e que esteja comprometida com as origens do povo brasileiro. Os resultados do projeto apontam para um novo olhar em relação à cultura africana. Os alunos através do projeto visaram novos conceitos em relação à cultura Africana e sua influencia no nosso país, portanto, conhecer a África, sua história, a origem de suas tragédias, as suas belezas e riquezas culturais e humanas. Precisamos conhecer para valorizar e vencer preconceitos. Para fundamentar o nosso projeto buscamos respaldo nos PCNs (1997) LDB (2003), MUNANGA (2001), CAVALLEIRO (2005), ZAMBONI (1998), (SILVA, 2005) e (ARRUDA, 2008) entre outros.

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