MEIRELES, Ana Tavares De Luna et al.. Preconceito racial em sala de aula. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98006>. Acesso em: 22/11/2024 21:06
ISSN: 2358-8829 Preconceito racial em sala de aula Ana Tavares de Luna Meireles1 Tamires Parnaíba Bruno Zambrano 2 Joacileide Bezerra de Sousa 3 Claudia Karla da Silva Santos 4 RESUMO O Projeto tem como tema “Preconceito racial em sala de aula”, desenvolvido na E.E.E.F.F.M. Monsenhor Constantino Vieira, com as turma das 1ª Séries do Ensino Médio, com o objetivo principal de trabalhar atividades diferenciadas, no sentido de conduzi-los a uma nova cultura de relacionamentos para que todos possam desenvolver suas habilidades de forma livre, ou seja, reconhecendo, valorizando e respeitando a cultura do outro através do uso das práticas pedagógicas oferecidas pela Grade Curricular escolar. De início, foi bastante difícil trabalhar os conteúdos mediante a falta de respeito entre os alunos, principalmente com os colegas negros. Nesse contexto, vale ressaltar, que piadas, brincadeiras de mau gosto, apelidos, entre outros, foram bastante recorrentes. Nos últimos meses, ocorreu certo desconforto na convivência entre os alunos pela falta de respeito, acompanhados de atitudes racistas vivenciadas com colegas negros. Sabemos que a escola é um complemento da educação familiar, além da transmissão dos conteúdos, tem obrigação de esclarecer e propor novas formas de comportamentos que ajudem na construção de uma moderna realidade voltada para o bem comum. Diante dessa realidade, o trabalho foi realizado de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e sobre a Lei n° 10.639/2003, em que fala da obrigatoriedade de se trabalhar a Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas. Dessa forma, gerou um grande impacto entre os alunos por ser um assunto pouco discutido em sala de aula. Entretanto, procurando rever nossas práticas pedagógicas, buscamos desenvolver atividades que chamassem atenção para o assunto e ao mesmo tempo, proporcionasse momentos onde os estudantes pudessem descobrir e construir suas próprias convicções e opiniões acerca dessa problemática. É necessário que toda a comunidade escolar esteja atenta para esses problemas considerados corriqueiros e que aparecem de forma sutil, para que não aconteçam no espaço das salas de aula. Palavras-chave: Projeto Educacional, Aluno, Ambiente Escolar, Preconceito. 1Graduada dos Cursos de Geografia e História da Universidaede Federal de Campina Grande – UFCG, ana.meireles4@professor.pb.gov..br.; 2Graduada do Curso de Letras Língua Inglesa da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, tamires.zambrano@professor.pb.gov.br.; 3Graduada do curso de Letras Língua Espanhol, Instituto Federal de Educação, Ciências do Rio Grande do Nortes - IFRN, joacileide2009@hotmail.com; 4Graduada do Curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, claudiakarlada@gmail.com.