O agir comunicativo é uma ação de fala que ocorre na interação entre pessoas que se orientam pela construção de entendimentos sobre problemas ou questões que afetam seus mundos da vida. Há no Brasil uma relevante literatura que pode ser agrupada em torno de uma Didática da ação intersubjetiva. A partir dela, se tem desenvolvido, desde o início do século XXI, uma educação geográfica do agir comunicativo. Em sala de aula, a Didática mediada pela fala orientada para o entendimento contribui para o desenvolvimento da competência comunicativa pelos alunos, isto é, para a capacidade de se produzir consensos, a partir do trabalho com os conteúdos geográficos do cotidiano, fortalecendo a relação da tríade aluno, conteúdo e professor. Neste sentido, esta Didática do agir comunicativo pode contribuir para ressituar o lugar do ensino de Geografia tradicional, o qual, apesar de profundamente questionado pelos pesquisadores da área, continua presente de modo extensivo nas práticas escolares. Logo, objetiva-se apresentar algumas contribuições da Didática do agir comunicativo para superar alguns impasses do ensino tradicional de conteúdos geográficos pelo professor. Para compreender melhor essas questões realizou-se uma pesquisa qualitativa, no mês de outubro de 2022, em uma escola estadual, no município de Martins – RN. Foi aplicado um questionário para um docente. De modo complementar, foram feitos levantamentos no Google Acadêmico, Periódicos Capes e Dialnet considerando a literatura relevante a partir de 2000, com base nos descritores de Didática da geografia, Didática do agir comunicativo, Ensino de Geografia tradicional. Espera-se que o estudo possa contribuir para repensar algumas práticas no ensino de Geografia escolar, notadamente aquelas relacionadas à aprendizagem de conteúdos fatuais pelos alunos. Na escola pesquisada, em geral, os professores tem feito uso de uma didática instrumental, isto é, baseada no ensino tradicional, como a aula expositiva e a aprendizagem de fatos geográficos pelos alunos. Conclui-se que a Didática do agir comunicativo pode contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos à medida que estes ao aprenderem sobre estes fatos geográficos, podem utiliza-los para fundamentar a construção de consensos sobre problemas de suas vidas cotidianas.