Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ERRO COMO FONTE DE APRENDIZAGEM COM O USO DE UM QUIZ DE QUÍMICA ORGÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95252
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 799
    "inscrito_id" => 11263
    "titulo" => "ERRO COMO FONTE DE APRENDIZAGEM COM O USO DE UM QUIZ DE QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "A Química é uma disciplina fundamental no currículo do Ensino Médio, com grande relevância no mundo atual. No entanto, é comum encontrar estudantes que enfrentam dificuldades em compreender os conteúdos apresentados em sala de aula, entre elas a Química Orgânica. Nesse contexto, a teoria da aprendizagem pelo erro tem se destacado como uma alternativa para melhorar o desempenho dos estudantes em Química. Com base nessa teoria, o presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicação da aprendizagem pelo erro no ensino de Química Orgânica no ensino médio, por meio de um quiz com questões inspiradas no Enem. A escolha desse tema se justifica pela necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em Química Orgânica e pela relevância do Enem como uma forma de avaliar a aprendizagem dos estudantes. O objetivo do trabalho é de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores de Química, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias de ensino mais focada na metodologia da aprendizagem pelo erro e da teoria da aprendizagem significativa. a questão de pesquisa que orienta este trabalho é: como a aplicação da teoria da aprendizagem pelo erro, por meio de um quiz com questões inspiradas no Enem, pode contribuir para a melhoria da aprendizagem em Química Orgânica no ensino médio? Espera-se que com o quiz os estudantes possam avaliar quais fatores fazem surgir o erro e utilizar esse processo para a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11263_TB799_17112023104722.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE RAFAEL OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL OLIVEIRA"
    "autor_email" => "rafaeloquimico@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95252
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 799
    "inscrito_id" => 11263
    "titulo" => "ERRO COMO FONTE DE APRENDIZAGEM COM O USO DE UM QUIZ DE QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "A Química é uma disciplina fundamental no currículo do Ensino Médio, com grande relevância no mundo atual. No entanto, é comum encontrar estudantes que enfrentam dificuldades em compreender os conteúdos apresentados em sala de aula, entre elas a Química Orgânica. Nesse contexto, a teoria da aprendizagem pelo erro tem se destacado como uma alternativa para melhorar o desempenho dos estudantes em Química. Com base nessa teoria, o presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicação da aprendizagem pelo erro no ensino de Química Orgânica no ensino médio, por meio de um quiz com questões inspiradas no Enem. A escolha desse tema se justifica pela necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em Química Orgânica e pela relevância do Enem como uma forma de avaliar a aprendizagem dos estudantes. O objetivo do trabalho é de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores de Química, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias de ensino mais focada na metodologia da aprendizagem pelo erro e da teoria da aprendizagem significativa. a questão de pesquisa que orienta este trabalho é: como a aplicação da teoria da aprendizagem pelo erro, por meio de um quiz com questões inspiradas no Enem, pode contribuir para a melhoria da aprendizagem em Química Orgânica no ensino médio? Espera-se que com o quiz os estudantes possam avaliar quais fatores fazem surgir o erro e utilizar esse processo para a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11263_TB799_17112023104722.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE RAFAEL OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL OLIVEIRA"
    "autor_email" => "rafaeloquimico@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Química é uma disciplina fundamental no currículo do Ensino Médio, com grande relevância no mundo atual. No entanto, é comum encontrar estudantes que enfrentam dificuldades em compreender os conteúdos apresentados em sala de aula, entre elas a Química Orgânica. Nesse contexto, a teoria da aprendizagem pelo erro tem se destacado como uma alternativa para melhorar o desempenho dos estudantes em Química. Com base nessa teoria, o presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicação da aprendizagem pelo erro no ensino de Química Orgânica no ensino médio, por meio de um quiz com questões inspiradas no Enem. A escolha desse tema se justifica pela necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em Química Orgânica e pela relevância do Enem como uma forma de avaliar a aprendizagem dos estudantes. O objetivo do trabalho é de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores de Química, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias de ensino mais focada na metodologia da aprendizagem pelo erro e da teoria da aprendizagem significativa. a questão de pesquisa que orienta este trabalho é: como a aplicação da teoria da aprendizagem pelo erro, por meio de um quiz com questões inspiradas no Enem, pode contribuir para a melhoria da aprendizagem em Química Orgânica no ensino médio? Espera-se que com o quiz os estudantes possam avaliar quais fatores fazem surgir o erro e utilizar esse processo para a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.