AMORIM, Ângela Tecia De Lima et al.. A alfabetização na pandemia. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/96704>. Acesso em: 22/11/2024 22:58
Este artigo é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada: Alfabetização em tempo de pandemia: Práticas pedagógicas de professores do 1º ano do ensino fundamental, desenvolvida no Curso de Ensino de Ciências e Humanidades da Faculdade de Educação, Agricultura e Meio Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, iniciado no ano de 2022, na cidade de Humaitá. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, mas também, a análise observacional, das práticas pedagógicas que ocorreram na alfabetização em um tempo de aulas remotas. O objetivo é trazer a reflexão a importância de constantes debates sobre a alfabetização, inclusive no período da pandemia. Subsidiaram este estudo, autores como: Soares (2020), Ferreiro (1999), Teberosky (2014), Creswell (2021), entre outros. Os resultados apontam que a pandemia da covid 19, afetou significativamente todas as esferas da sociedade, a incerteza predominava, o medo do contágio de uma doença respiratória, altamente contagiosa e muitas vezes letal, impôs a necessidade do distanciamento social, e a educação passou por essa experiência com intensa dificuldade, ofertando o ensino remoto, como única alternativa para evitar a total paralisação das aulas, mas na alfabetização, essa modalidade de ensino, foi ainda mais desafiadora, e os professores tiveram que fazer uso de novas metodologias, enfim um período de aprendizados difíceis.