O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES E DAS DIFICULDADES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97760 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4150 "inscrito_id" => 11650 "titulo" => "O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES E DAS DIFICULDADES" "resumo" => "A utilização da tecnologia tem contribuído para o avanço do conhecimento em muitas esferas, na educação, não é diferente, acreditamos que potencialize metodologias de ensino tradicionais, além de tornar as aulas mais dinâmicas. Nesse contexto, esta pesquisa, partindo da ideia de que o uso de recursos tecnológicos como instrumento pedagógico pode tornar aulas mais favoráveis à construção do conhecimento, sinalizamos como objetivo analisar de que maneira instrumentos tecnológicos são usados em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental a fim de observarmos possíveis dificuldades e contribuições. Somado a isso, indicamos como hipóteses que eles são utilizados para diversificar a forma de apresentar os conteúdos em sala de aula e possibilitar fixação dos assuntos pelos estudantes com um aproveitamento melhor, por meio de jogos e brincadeiras. Para o desenvolvimento desse estudo foi utilizado como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa com foco na verificação e discussão de dados, contando com a pesquisa de campo em uma escola pública da cidade de Escada – PE, entrevistas estruturadas com professores e alunos do nono ano do ensino fundamental. Como resultado, os docentes revelaram que uma das maiores dificuldades está em alinhar o conteúdo programático das disciplinas com as novas tendências tecnológicas, todavia há uma grande soma contributiva para uma maior eficácia no ensino-aprendizagem, além de tornar as aulas auxiliadas com equipamentos digitais mais flexíveis para os alunos, favorecendo a proficiência no processo de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11650_TB4150_17062023025359.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TAYNÁ OLIVEIRA" "autor_email" => "taynaoliveira049@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DA ESCADA (FAESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97760 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4150 "inscrito_id" => 11650 "titulo" => "O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES E DAS DIFICULDADES" "resumo" => "A utilização da tecnologia tem contribuído para o avanço do conhecimento em muitas esferas, na educação, não é diferente, acreditamos que potencialize metodologias de ensino tradicionais, além de tornar as aulas mais dinâmicas. Nesse contexto, esta pesquisa, partindo da ideia de que o uso de recursos tecnológicos como instrumento pedagógico pode tornar aulas mais favoráveis à construção do conhecimento, sinalizamos como objetivo analisar de que maneira instrumentos tecnológicos são usados em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental a fim de observarmos possíveis dificuldades e contribuições. Somado a isso, indicamos como hipóteses que eles são utilizados para diversificar a forma de apresentar os conteúdos em sala de aula e possibilitar fixação dos assuntos pelos estudantes com um aproveitamento melhor, por meio de jogos e brincadeiras. Para o desenvolvimento desse estudo foi utilizado como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa com foco na verificação e discussão de dados, contando com a pesquisa de campo em uma escola pública da cidade de Escada – PE, entrevistas estruturadas com professores e alunos do nono ano do ensino fundamental. Como resultado, os docentes revelaram que uma das maiores dificuldades está em alinhar o conteúdo programático das disciplinas com as novas tendências tecnológicas, todavia há uma grande soma contributiva para uma maior eficácia no ensino-aprendizagem, além de tornar as aulas auxiliadas com equipamentos digitais mais flexíveis para os alunos, favorecendo a proficiência no processo de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11650_TB4150_17062023025359.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TAYNÁ OLIVEIRA" "autor_email" => "taynaoliveira049@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DA ESCADA (FAESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }