O presente trabalho surgiu a partir do projeto de extensão “Complementação Escolar para a Alfabetização”, que visa criar estratégias diversificadas de ensino voltadas para a alfabetização de crianças e adolescentes que apresentem dificuldades no processo de leitura e escrita. Este é fruto das inquietações por parte de um grupo de acadêmicos, por ocasião da disciplina Metodologia da Alfabetização, ministrada no 6º período do curso de Licenciatura em Pedagogia. O projeto se preocupa com a consolidação da aprendizagem da leitura e escrita de crianças no limite do que estabelecem os documentos oficiais mais recente (2º ano). Para ajudar na concretização do processo de aprendizagem foi necessário propor experiências diversificadas numa visão de continuidade, por meio da estratégia de Sequência Didática, a qual foi planejada e organizada sistematicamente, privilegiando atividades de ensino que priorizassem as necessidades de aprendizagem das crianças. Para isso nos fundamentamos em Ferreiro e Teberosky (1999), Carvalho (2014), Moraes (2014) e Soares (2008), articulando diferentes perspectivas teóricas que pudessem corroborar com o desenvolvimento das estratégias didáticas desenvolvidas no decorrer do projeto. Os procedimentos metodológicos adotados foram no sentido de prover encontros periódicos com o grupo de acadêmicas para estudos, discussões teóricas e oficinas pedagógicas com o professor orientador, afim de planejar sequencias didáticas e concentrar esforços em atividades especificas para a alfabetização das crianças envolvidas. As aulas aconteceram no contraturno, na própria escola, com vistas a intervir nas necessidades de aprendizagem das crianças. A importância dessa experiência foi promover a autoconfiança e a autoestima de crianças e adolescentes que se sentiam incapazes de participar ativamente da cultura letrada.