No campo da botânica, o ensino do conteúdo para alunos da educação básica é um desafio, uma vez que há muitos termos específicos e complexos a serem abordados. Para mitigar a "cegueira botânica" e relacionar os organismos vegetais com conhecimento cultural, social e ecológico, muitos pesquisadores têm explorado a relação entre o homem e as plantas. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo utilizar o jogo Caça ao Tesouro Botânico como intervenção pedagógica, a fim de despertar nos estudantes do ensino integrado do IFPE - Campus Recife uma nova forma de perceber as plantas em torno do ambiente escolar. A atividade foi realizada com trajetos marcados por pistas que ajudaram na identificação das estruturas morfológicas ensinadas em aulas expositivas. A partir da análise das respostas dos 11 estudantes que responderam ambos os formulários do jogo, foi possível observar um impacto significativo na percepção botânica dos participantes, antes da atividade apenas 18,18% mencionaram plantas entre os seres vivos listados, enquanto após a atividade 100% mencionaram a presença de plantas. Além disso, a atividade recebeu uma avaliação muito positiva, com 91% dando nota máxima e todos afirmaram que sua visão sobre as plantas mudou, além disso, um total de 55% dos participantes foram motivados a ter mais plantas em casa após a atividade. Vale ressaltar que 54,5% dos participantes nunca haviam ouvido falar do termo "cegueira botânica" antes da atividade. Desse modo, espera-se que os resultados obtidos fundamentem novas iniciativas no ensino de botânica, aprimorando práticas docentes e promovendo a capacidade de perceber as plantas ao redor, bem como a sua importância ecológica.