O trabalho tem como objetivo investigar o acesso dos estudantes de licenciatura em Física na UFCG a partir do olhar sobre os cursos dos campis de Cuité, Campina Grande e Cajazeiras. Como recorte temporal escolhido optou-se-pela última década: 2012 a 2022. Como referencial teórico, elenca-se os principais autores que embasam nossas discussões, Santos (2020) e Bourdieu (2015) com os conceitos de universidade, capital cultural e habitus. A pesquisa se caracteriza como documental e exploratória do tipo descritiva, realizada a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Como procedimento de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo categorial temática de Bardin (2010) tendo como categorias de análise definidas a priori: Acesso e perfis dos estudantes, uma vez que a presente investigação dar-se-á mediante o olhar sobre os dados quantitativos no que se refere ao acesso dos estudantes no curso ora analisado: Licenciatura em Física da UFCG; e os dados sobre os Perfis dos Estudantes. Pensar na dinâmica sobre o acesso de estudantes nos cursos de licenciatura, em Física da UFCG, possibilita entender melhor sobre os processos inclusivos no referido curso, quem são os alunos que ingressam, e inferir elementos que interferem nas escolhas dos estudantes. Espera-se que a pesquisa possa contribuir com reflexões e ações no sentido de ampliar o acesso, sua democratização e ações que garantam a permanência dos estudantes na licenciatura.