Compactuando com a precarização da saúde em comunidades por seu difícil acesso, o alto índice de doenças e gravidezes indesejadas, tem-se a necessidade de trabalhar o autocuidado e conhecimentos básicos de saúde com moradores periféricos. Para isso, o surgimento do Novo Ensino Médio pode se tornar uma ferramenta destaque de auxílio por apresentar os seus itinerários formativos, conseguindo conciliá-lo com a problemática ao tratar em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir sobre as melhores formas didáticas a serem praticadas no itinerário formativo de Ciências da Natureza nas trilhas relacionadas à saúde. Com isso, essa pesquisa de caráter descritivo e qualitativo apresenta discussões pela bibliografia acerca não só dos principais métodos higiênicos, mas também artifícios contraceptivos, noções básicas de primeiros socorros e o estudo teórico preventivo de doenças, priorizando a biologia contextual e o feitio educativo, para que professores consigam, da melhor forma possível, formar estas habilidades em seus alunos. Nesse sentido, a análise contextual de artigos e livros permitiram organizar dados que facilitem a atuação do profissional docente nas escolas, disponibilizando técnicas pedagógicas atuais e de fácil acesso, priorizando o discente da educação básica como protagonista do próprio ensino. Portanto, a implantação desses conteúdos na disciplina implica não só no aumento da qualidade educativa dessas escolas, mas também no processo de estudos profiláticos para a diminuição dos surtos de doenças parasitológica, IST’s, a gravidez indesejada, dentre outros. De modo a promover a ascensão da condição de vida, além de guiá-los pelo conhecimento da biologia de forma ativa no ensino, tendo iniciativa em seu autocuidado a partir da aprendizagem à sua fisiologia.