Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO: A NECESSIDADE DE TRABALHAR TÉCNICAS EM SAÚDE NAS ESCOLAS DA COMUNIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97718
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4084
    "inscrito_id" => 16026
    "titulo" => "ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO: A NECESSIDADE DE TRABALHAR TÉCNICAS EM SAÚDE NAS ESCOLAS DA COMUNIDADE"
    "resumo" => "Compactuando com a precarização da saúde em comunidades por seu difícil acesso, o alto índice de doenças e gravidezes indesejadas, tem-se a necessidade de trabalhar o autocuidado e conhecimentos básicos de saúde com moradores periféricos. Para isso, o surgimento do Novo Ensino Médio pode se tornar uma ferramenta destaque de auxílio por apresentar os seus itinerários formativos, conseguindo conciliá-lo com a problemática ao tratar em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir sobre as melhores formas didáticas a serem praticadas no itinerário formativo de Ciências da Natureza nas trilhas relacionadas à saúde. Com isso, essa pesquisa de caráter descritivo e qualitativo apresenta discussões pela bibliografia acerca não só dos principais métodos higiênicos, mas também artifícios contraceptivos, noções básicas de primeiros socorros e o estudo teórico preventivo de doenças, priorizando a biologia contextual e o feitio educativo, para que professores consigam, da melhor forma possível, formar estas habilidades em seus alunos. Nesse sentido, a análise contextual de artigos e livros permitiram organizar dados que facilitem a atuação do profissional docente nas escolas, disponibilizando técnicas pedagógicas atuais e de fácil acesso, priorizando o discente da educação básica como protagonista do próprio ensino. Portanto, a implantação desses conteúdos na disciplina implica não só no aumento da qualidade educativa dessas escolas, mas também no processo de estudos profiláticos para a diminuição dos surtos de doenças parasitológica, IST’s, a gravidez indesejada, dentre outros. De modo a promover a ascensão da condição de vida, além de guiá-los pelo conhecimento da biologia de forma ativa no ensino, tendo iniciativa em seu autocuidado a partir da aprendizagem à sua fisiologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16026_TB4084_13112023140906.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR SAIVO REGIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Vitor Saivo"
    "autor_email" => "saivovitor@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97718
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4084
    "inscrito_id" => 16026
    "titulo" => "ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO: A NECESSIDADE DE TRABALHAR TÉCNICAS EM SAÚDE NAS ESCOLAS DA COMUNIDADE"
    "resumo" => "Compactuando com a precarização da saúde em comunidades por seu difícil acesso, o alto índice de doenças e gravidezes indesejadas, tem-se a necessidade de trabalhar o autocuidado e conhecimentos básicos de saúde com moradores periféricos. Para isso, o surgimento do Novo Ensino Médio pode se tornar uma ferramenta destaque de auxílio por apresentar os seus itinerários formativos, conseguindo conciliá-lo com a problemática ao tratar em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir sobre as melhores formas didáticas a serem praticadas no itinerário formativo de Ciências da Natureza nas trilhas relacionadas à saúde. Com isso, essa pesquisa de caráter descritivo e qualitativo apresenta discussões pela bibliografia acerca não só dos principais métodos higiênicos, mas também artifícios contraceptivos, noções básicas de primeiros socorros e o estudo teórico preventivo de doenças, priorizando a biologia contextual e o feitio educativo, para que professores consigam, da melhor forma possível, formar estas habilidades em seus alunos. Nesse sentido, a análise contextual de artigos e livros permitiram organizar dados que facilitem a atuação do profissional docente nas escolas, disponibilizando técnicas pedagógicas atuais e de fácil acesso, priorizando o discente da educação básica como protagonista do próprio ensino. Portanto, a implantação desses conteúdos na disciplina implica não só no aumento da qualidade educativa dessas escolas, mas também no processo de estudos profiláticos para a diminuição dos surtos de doenças parasitológica, IST’s, a gravidez indesejada, dentre outros. De modo a promover a ascensão da condição de vida, além de guiá-los pelo conhecimento da biologia de forma ativa no ensino, tendo iniciativa em seu autocuidado a partir da aprendizagem à sua fisiologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16026_TB4084_13112023140906.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR SAIVO REGIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Vitor Saivo"
    "autor_email" => "saivovitor@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Compactuando com a precarização da saúde em comunidades por seu difícil acesso, o alto índice de doenças e gravidezes indesejadas, tem-se a necessidade de trabalhar o autocuidado e conhecimentos básicos de saúde com moradores periféricos. Para isso, o surgimento do Novo Ensino Médio pode se tornar uma ferramenta destaque de auxílio por apresentar os seus itinerários formativos, conseguindo conciliá-lo com a problemática ao tratar em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir sobre as melhores formas didáticas a serem praticadas no itinerário formativo de Ciências da Natureza nas trilhas relacionadas à saúde. Com isso, essa pesquisa de caráter descritivo e qualitativo apresenta discussões pela bibliografia acerca não só dos principais métodos higiênicos, mas também artifícios contraceptivos, noções básicas de primeiros socorros e o estudo teórico preventivo de doenças, priorizando a biologia contextual e o feitio educativo, para que professores consigam, da melhor forma possível, formar estas habilidades em seus alunos. Nesse sentido, a análise contextual de artigos e livros permitiram organizar dados que facilitem a atuação do profissional docente nas escolas, disponibilizando técnicas pedagógicas atuais e de fácil acesso, priorizando o discente da educação básica como protagonista do próprio ensino. Portanto, a implantação desses conteúdos na disciplina implica não só no aumento da qualidade educativa dessas escolas, mas também no processo de estudos profiláticos para a diminuição dos surtos de doenças parasitológica, IST’s, a gravidez indesejada, dentre outros. De modo a promover a ascensão da condição de vida, além de guiá-los pelo conhecimento da biologia de forma ativa no ensino, tendo iniciativa em seu autocuidado a partir da aprendizagem à sua fisiologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.