Alimentação saudável é essencial para a manutenção da saúde física, psicológica e intelectual, mesmo assim, é frequente a existência de maus hábitos alimentares entre crianças e adolescentes, sendo comum a disseminação de dietas inadequadas e “milagrosas” visando reduzir peso, devido à pressão psicológica causada nos jovens para se adequarem num padrão estético “supostamente ideal”. Neste contexto, objetivou-se demonstrar a importância de se ter uma alimentação equilibrada, com diversidade nutricional, e de boa procedência. Para tanto, efetuou análises lúdicas com educandos do 1° ano (ensino médio) numa escola estadual do município de São João do Rio do Peixe-PB. Primeiramente, foi aplicado um questionário semiestruturado para sondar quais conhecimentos prévios os discentes apresentavam sobre o tema. Na sequência, foram ministradas aulas com intervenções do conteúdo programático “alimentação saudável”, com enfoque na composição química e funções biológicas dos alimentos mais consumidos diariamente na região. Também foi elaborada, em parceria com os estudantes, uma pirâmide alimentar, como recurso pedagógico complementar. Após as intervenções, o questionário foi reaplicado a fim de verificar o impacto da implantação destas novas ferramentas no ensino de Biologia. Como resultados foi observado que trinta e um discentes responderam o questionário inicial, com 33,44% de acertos, 16, 55% de erros, 20,45% de respostas incompletas e 29, 54% questões em branco. Na reaplicação, 26 alunos contribuíram com o estudo, perfazendo 58,33% de acertos, 12,45% de erros, 18,45% de respostas incompletas e 10,5% de respostas em branco. Desta forma, foi registrado um aumento de aproximadamente 25% nos acertos e um declínio de 19,4% nas respostas deixadas em branco. Além disso, foi possível constatar uma maior interação dos estudantes durante a aula de construção da pirâmide alimentar, o que sugere que o uso de metodologias ativas contribuiu significativamente para um melhor desempenho na aprendizagem, gerando uma educação mais efetiva sobre a saúde alimentar.