“INTELLIGENCE” A UTILIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DO UNIVERSO GEEK PARA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98056 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4530 "inscrito_id" => 18172 "titulo" => "“INTELLIGENCE” A UTILIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DO UNIVERSO GEEK PARA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Com a necessidade do ensino remoto nos anos pandêmicos, a aprendizagem dos alunos sofreu severos danos, recorrentes das dificuldades de acesso geradas pela educação a distância. Isso resultou em um desafio para os professores na sala de aula pós pandêmica, que precisaram definir meios para recompor a aprendizagem perdida. Dentro dessa realidade, a EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo de Mogeiro-PB implantou um programa de intervenção pedagógica, visando auxiliar na recomposição de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, a pesquisa objetivou desenvolver o "Intelligence", um aplicativo que usa os elementos do universo GEEK como instrumento de contextualização para promover a recomposição de aprendizagem. Para entender as principais dificuldades dos discentes em relação a atual metodologia de ensino, realizamos entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professores do programa de intervenção pedagógica. Com os dados coletados, notamos uma crescente insatisfação dos alunos com a atual metodologia de ensino aplicada, e uma crescente preocupação dos professores com a desatenção e desinteresse dos alunos como apontado por diversas bases de dados do país. Também foi observado um grande interesse dos discentes pelo universo GEEK. A estrutura principal do “Intelligence” baseia-se em um aplicativo multidisciplinar em formato quiz, alinhado com as unidades temáticas da BNCC, que busca transformar a atual metodologia de ensino usada em sala de aula. O aplicativo estimula a resolução de problemas através de contextos GEEK, e inspira a criatividade dos discentes, deixando o ensino mais atrativo e dinâmico. Após sua aplicação em sala de aula, buscamos o feedback dos alunos e professores através da aplicação de novos questionários. Os dados coletados mostraram resultados positivos em relação ao engajamento e participação dos alunos, que, segundo os professores, aumentaram significativamente após o uso do aplicativo, gerando um crescente aumento da atenção e interesse dos discentes, facilitando o processo de recomposição de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18172_TB4530_04102023212439.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Henrique" "autor_email" => "henriquepolegar222@gmail." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98056 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4530 "inscrito_id" => 18172 "titulo" => "“INTELLIGENCE” A UTILIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DO UNIVERSO GEEK PARA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Com a necessidade do ensino remoto nos anos pandêmicos, a aprendizagem dos alunos sofreu severos danos, recorrentes das dificuldades de acesso geradas pela educação a distância. Isso resultou em um desafio para os professores na sala de aula pós pandêmica, que precisaram definir meios para recompor a aprendizagem perdida. Dentro dessa realidade, a EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo de Mogeiro-PB implantou um programa de intervenção pedagógica, visando auxiliar na recomposição de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, a pesquisa objetivou desenvolver o "Intelligence", um aplicativo que usa os elementos do universo GEEK como instrumento de contextualização para promover a recomposição de aprendizagem. Para entender as principais dificuldades dos discentes em relação a atual metodologia de ensino, realizamos entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professores do programa de intervenção pedagógica. Com os dados coletados, notamos uma crescente insatisfação dos alunos com a atual metodologia de ensino aplicada, e uma crescente preocupação dos professores com a desatenção e desinteresse dos alunos como apontado por diversas bases de dados do país. Também foi observado um grande interesse dos discentes pelo universo GEEK. A estrutura principal do “Intelligence” baseia-se em um aplicativo multidisciplinar em formato quiz, alinhado com as unidades temáticas da BNCC, que busca transformar a atual metodologia de ensino usada em sala de aula. O aplicativo estimula a resolução de problemas através de contextos GEEK, e inspira a criatividade dos discentes, deixando o ensino mais atrativo e dinâmico. Após sua aplicação em sala de aula, buscamos o feedback dos alunos e professores através da aplicação de novos questionários. Os dados coletados mostraram resultados positivos em relação ao engajamento e participação dos alunos, que, segundo os professores, aumentaram significativamente após o uso do aplicativo, gerando um crescente aumento da atenção e interesse dos discentes, facilitando o processo de recomposição de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18172_TB4530_04102023212439.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Henrique" "autor_email" => "henriquepolegar222@gmail." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }