Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“INTELLIGENCE” A UTILIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DO UNIVERSO GEEK PARA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98056
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4530
    "inscrito_id" => 18172
    "titulo" => "“INTELLIGENCE” A UTILIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DO UNIVERSO GEEK PARA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Com a necessidade do ensino remoto nos anos pandêmicos, a aprendizagem dos alunos sofreu severos danos, recorrentes das dificuldades de acesso geradas pela educação a distância. Isso resultou em um desafio para os professores na sala de aula pós pandêmica, que precisaram definir meios para recompor a aprendizagem perdida. Dentro dessa realidade, a EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo de Mogeiro-PB implantou um programa de intervenção pedagógica, visando auxiliar na recomposição de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, a pesquisa objetivou desenvolver o "Intelligence", um aplicativo que usa os elementos do universo GEEK como instrumento de contextualização para promover a recomposição de aprendizagem. Para entender as principais dificuldades dos discentes em relação a atual metodologia de ensino, realizamos entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professores do programa de intervenção pedagógica. Com os dados coletados, notamos uma crescente insatisfação dos alunos com a atual metodologia de ensino aplicada, e uma crescente preocupação dos professores com a desatenção e desinteresse dos alunos como apontado por diversas bases de dados do país. Também foi observado um grande interesse dos discentes pelo universo GEEK. A estrutura principal do “Intelligence” baseia-se em um aplicativo multidisciplinar em formato quiz, alinhado com as unidades temáticas da BNCC, que busca transformar a atual metodologia de ensino usada em sala de aula. O aplicativo estimula a resolução de problemas através de contextos GEEK, e inspira a criatividade dos discentes, deixando o ensino mais atrativo e dinâmico. Após sua aplicação em sala de aula, buscamos o feedback dos alunos e professores através da aplicação de novos questionários. Os dados coletados mostraram resultados positivos em relação ao engajamento e participação dos alunos, que, segundo os professores, aumentaram significativamente após o uso do aplicativo, gerando um crescente aumento da atenção e interesse dos discentes, facilitando o processo de recomposição de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18172_TB4530_04102023212439.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HENRIQUE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Henrique"
    "autor_email" => "henriquepolegar222@gmail."
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98056
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4530
    "inscrito_id" => 18172
    "titulo" => "“INTELLIGENCE” A UTILIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DO UNIVERSO GEEK PARA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Com a necessidade do ensino remoto nos anos pandêmicos, a aprendizagem dos alunos sofreu severos danos, recorrentes das dificuldades de acesso geradas pela educação a distância. Isso resultou em um desafio para os professores na sala de aula pós pandêmica, que precisaram definir meios para recompor a aprendizagem perdida. Dentro dessa realidade, a EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo de Mogeiro-PB implantou um programa de intervenção pedagógica, visando auxiliar na recomposição de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, a pesquisa objetivou desenvolver o "Intelligence", um aplicativo que usa os elementos do universo GEEK como instrumento de contextualização para promover a recomposição de aprendizagem. Para entender as principais dificuldades dos discentes em relação a atual metodologia de ensino, realizamos entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professores do programa de intervenção pedagógica. Com os dados coletados, notamos uma crescente insatisfação dos alunos com a atual metodologia de ensino aplicada, e uma crescente preocupação dos professores com a desatenção e desinteresse dos alunos como apontado por diversas bases de dados do país. Também foi observado um grande interesse dos discentes pelo universo GEEK. A estrutura principal do “Intelligence” baseia-se em um aplicativo multidisciplinar em formato quiz, alinhado com as unidades temáticas da BNCC, que busca transformar a atual metodologia de ensino usada em sala de aula. O aplicativo estimula a resolução de problemas através de contextos GEEK, e inspira a criatividade dos discentes, deixando o ensino mais atrativo e dinâmico. Após sua aplicação em sala de aula, buscamos o feedback dos alunos e professores através da aplicação de novos questionários. Os dados coletados mostraram resultados positivos em relação ao engajamento e participação dos alunos, que, segundo os professores, aumentaram significativamente após o uso do aplicativo, gerando um crescente aumento da atenção e interesse dos discentes, facilitando o processo de recomposição de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18172_TB4530_04102023212439.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HENRIQUE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Henrique"
    "autor_email" => "henriquepolegar222@gmail."
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com a necessidade do ensino remoto nos anos pandêmicos, a aprendizagem dos alunos sofreu severos danos, recorrentes das dificuldades de acesso geradas pela educação a distância. Isso resultou em um desafio para os professores na sala de aula pós pandêmica, que precisaram definir meios para recompor a aprendizagem perdida. Dentro dessa realidade, a EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo de Mogeiro-PB implantou um programa de intervenção pedagógica, visando auxiliar na recomposição de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, a pesquisa objetivou desenvolver o "Intelligence", um aplicativo que usa os elementos do universo GEEK como instrumento de contextualização para promover a recomposição de aprendizagem. Para entender as principais dificuldades dos discentes em relação a atual metodologia de ensino, realizamos entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professores do programa de intervenção pedagógica. Com os dados coletados, notamos uma crescente insatisfação dos alunos com a atual metodologia de ensino aplicada, e uma crescente preocupação dos professores com a desatenção e desinteresse dos alunos como apontado por diversas bases de dados do país. Também foi observado um grande interesse dos discentes pelo universo GEEK. A estrutura principal do “Intelligence” baseia-se em um aplicativo multidisciplinar em formato quiz, alinhado com as unidades temáticas da BNCC, que busca transformar a atual metodologia de ensino usada em sala de aula. O aplicativo estimula a resolução de problemas através de contextos GEEK, e inspira a criatividade dos discentes, deixando o ensino mais atrativo e dinâmico. Após sua aplicação em sala de aula, buscamos o feedback dos alunos e professores através da aplicação de novos questionários. Os dados coletados mostraram resultados positivos em relação ao engajamento e participação dos alunos, que, segundo os professores, aumentaram significativamente após o uso do aplicativo, gerando um crescente aumento da atenção e interesse dos discentes, facilitando o processo de recomposição de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.