O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem como finalidade aprimorar a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura, promovendo uma integração entre teoria e prática, a fim de que os futuros docentes construam experiências reais em sala de aula. Neste sentido, o objetivo desse trabalho é relatar as experiências vivenciadas durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo nanotecnologia, que estuda a matéria em escala nanométrica. A pesquisa foi desenvolvida na escola-campo do PRP, subprojeto Química CCA/UFPB, localizada na cidade de Areia – PB, tendo como participantes 22 alunos da 3ª série do ensino médio. A SD foi composta por três momentos didáticos: (I) levantamento do conhecimento prévio dos alunos; (II) aula expositiva e dialogada, na qual abordamos as principais aplicações do conteúdo na medicina, farmácia, espaço, alimentação e computação e (III) realização de uma atividade experimental, referente ao Efeito Tyndall, para abordar as nanopartículas, na qual utilizamos tubos de ensaio, laser, água, detergente, areia e solução de prata. A construção dos dados foi realizada por meio da observação durante a execução da SD e da resolução de questões referentes a atividade experimental. Ao longo do desenvolvimento da SD, os alunos participaram de forma significativa, de início apresentando várias dúvidas, as quais foram sanadas no decorrer da aula e após a realização do experimento, pois se tornou mais fácil associar o conteúdo com o cotidiano. Com base nos resultados obtidos nas questões percebemos que 80% dos estudantes obtiveram nota acima de sete. Baseado no desenvolvimento da SD realizada, conseguimos adquirir novos conhecimentos, como, por exemplo, sobre a utilização das nanopartículas em roupas hospitalares durante a pandemia. Assim, destacamos a importância desta experiência na nossa formação docente por possibilitar a ampliação dos nossos conhecimentos e competências.