Este artigo analisa a atuação e a influência exercida pelo professor no aluno, onde o docente assume o papel de mediador dos conhecimentos, saberes escolares e socioculturais que contribuem para a formação de uma sociedade pensante. O professor como mediador de conhecimentos e interação entre ambos, para que os discentes não sejam apenas os receptores passivos; e sim sujeitos ativos no ator de formar e distinguir opiniões, ou seja, que tenha saberes moldados de acordo com seus pensamentos, podendo os mesmos serem críticos em determinadas áreas do conhecimento, e na sociedade, enquanto ser integrante de uma sociedade. O presente trabalho tem por finalidade destacar a importância do papel do professor como como um simples transmissor do conhecimento, tornando-o um mediador no processo de ensino e aprendizagem, mostrando que a transferência/medicação dos conhecimentos não é ensinar, como já estudados por diversos teóricos; mas sim possibilitar uma construção do mesmo de forma pedagógica crítica e criativa. Através desta perspectiva, será discutido sobre a importância do professor no processo de ensino/aprendizagem, a relação professor/aluno e o desenvolvimento interpessoal do aluno. Para que metas aqui estabelecidas sejam alcançadas, será feito uso dos procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, visando uma maior familiaridade com o assunto abordado, a fim de contribuir cada vez mais com a educação, em especial no ensino de ciências, que se mostra a cada dia mais necessário de novas intervenções sobre o assunto.