REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CULTURA DIGITAL A PARTIR DE OFICINAS SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97239 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3434 "inscrito_id" => 13637 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CULTURA DIGITAL A PARTIR DE OFICINAS SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL" "resumo" => "No mundo atual, notamos que é cada vez mais frequente a adoção de recursos pedagógicos conectados ao processo de inovação no ensino aprendizagem e por isso é importante ter visão futurista e estar atento às mudanças para poder compreendê-las, aceitá-las e compartilhá-las de modo interativo e atrativo. Com isso, o presente trabalho discorre a cerca de um conjunto de oficinas sobre: história da computação, lógica da programação e algoritmo, arquitetura de computadores e armazenamento de dados, sistema binário e as unidades de medidas de armazenamento de dados. Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência, no qual descrevemos e analisamos as oficinas realizadas com discentes do ensino médio do Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes, na cidade de Campo Formoso-BA. O objetivo foi refletir a importância e os impactos da realização das oficinas com foco na alfabetização científica para promover a inserção na cultura digital dos estudantes. A pesquisa possui natureza descritiva e abordagem qualitativa, delineia-se como um estudo de caso. Autores como Moran (2015), Levy (1990), Daudt (2021), Oliveira (2020) e Bell (2011) estruturam a base teórica da pesquisa. Durante a execução das oficinas realizadas pelos residentes de licenciatura em computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Senhor do Bonfim (BA), percebeu-se o pouco conhecimento em relação aos temas abordados, o que dificulta a apropriação do conhecimento técnico e teórico. Também notou-se que o feedback e a troca de informações entre alunos, professor e residentes foram aspectos de destaque, pois apoiam a confraternização de ideias e informações entre os envolvidos. Em geral, concluiu-se que as oficinas contribuíram para a integração digital, apropriação do saber e uma maior interatividade entre os participantes, ampliando o espaço de aprendizagem e colaboração." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13637_TB3434_19082023205112.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JILCLEISON NASCIMENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JIL NASCIMENTO" "autor_email" => "escritoriojilnascimentoof" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97239 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3434 "inscrito_id" => 13637 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CULTURA DIGITAL A PARTIR DE OFICINAS SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL" "resumo" => "No mundo atual, notamos que é cada vez mais frequente a adoção de recursos pedagógicos conectados ao processo de inovação no ensino aprendizagem e por isso é importante ter visão futurista e estar atento às mudanças para poder compreendê-las, aceitá-las e compartilhá-las de modo interativo e atrativo. Com isso, o presente trabalho discorre a cerca de um conjunto de oficinas sobre: história da computação, lógica da programação e algoritmo, arquitetura de computadores e armazenamento de dados, sistema binário e as unidades de medidas de armazenamento de dados. Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência, no qual descrevemos e analisamos as oficinas realizadas com discentes do ensino médio do Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes, na cidade de Campo Formoso-BA. O objetivo foi refletir a importância e os impactos da realização das oficinas com foco na alfabetização científica para promover a inserção na cultura digital dos estudantes. A pesquisa possui natureza descritiva e abordagem qualitativa, delineia-se como um estudo de caso. Autores como Moran (2015), Levy (1990), Daudt (2021), Oliveira (2020) e Bell (2011) estruturam a base teórica da pesquisa. Durante a execução das oficinas realizadas pelos residentes de licenciatura em computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Senhor do Bonfim (BA), percebeu-se o pouco conhecimento em relação aos temas abordados, o que dificulta a apropriação do conhecimento técnico e teórico. Também notou-se que o feedback e a troca de informações entre alunos, professor e residentes foram aspectos de destaque, pois apoiam a confraternização de ideias e informações entre os envolvidos. Em geral, concluiu-se que as oficinas contribuíram para a integração digital, apropriação do saber e uma maior interatividade entre os participantes, ampliando o espaço de aprendizagem e colaboração." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13637_TB3434_19082023205112.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JILCLEISON NASCIMENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JIL NASCIMENTO" "autor_email" => "escritoriojilnascimentoof" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }