Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POESIAS-SLAM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUÇÃO DE POEMAS AUTORAIS PARA SEREM PERFORMADOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97232
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3422
    "inscrito_id" => 13246
    "titulo" => "POESIAS-SLAM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUÇÃO DE POEMAS AUTORAIS PARA SEREM PERFORMADOS."
    "resumo" => "Esta comunicação traz a pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional – Profletras, cujo objetivo é promover a escrita de poemas autorais, especificamente com a produção de Poesia – Slam para ser performado. O estudo almeja a inserção da literatura marginal/periférica, nas aulas de língua portuguesa, uma vez que essa se apresenta como espaço e representatividade a grupos que são socialmente excluídos e marginalizados. Com o desenvolvimento da Poesia – Slam, tem-se como objetivo a sensibilização dos estudantes quanto ao local em que eles moram bem como às culturas que os rodeiam, explicitando a existência de outras literaturas, além da canônica, eurocêntrica, elitizada que é privilegiada dentro do ambiente escolar. Para essa apresentação, focalizamos a proposta de uma sequência de atividades que contempla as questões que envolvem a leitura e a escrita do poema tendo como gênero central, a Poesia – Slam e seus primeiros resultados. Esta sequência de atividades está sendo aplicada em escola municipal de Poá (SP), para estudantes do 7º ano, do Ensino Fundamental - Anos Finais. A elaboração e a implementação da proposta tiveram como fundamentos: os estudos sobre a poesia slam, (NEVES, 2017; 2022; D’ALVA, 2011); sobre os letramentos, (SOUZA, 2011; STREET, 2011), sobre os multiletramentos (ROJO, 2009), sobre a literatura marginal/periférica (FERRÉZ, 2005). Essa comunicação se insere na segunda fase da pesquisa, a aplicação das atividades da qual apresentamos uma mostra dos resultados iniciais, que aponta para o desenvolvimento da noção do poético e do fazer poético."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13246_TB3422_01112023145713.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TANIA MARIA BENEVIDES DE FREITAS NOVAIS"
    "autor_nome_curto" => "TANIA"
    "autor_email" => "taniabenevides@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97232
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3422
    "inscrito_id" => 13246
    "titulo" => "POESIAS-SLAM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUÇÃO DE POEMAS AUTORAIS PARA SEREM PERFORMADOS."
    "resumo" => "Esta comunicação traz a pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional – Profletras, cujo objetivo é promover a escrita de poemas autorais, especificamente com a produção de Poesia – Slam para ser performado. O estudo almeja a inserção da literatura marginal/periférica, nas aulas de língua portuguesa, uma vez que essa se apresenta como espaço e representatividade a grupos que são socialmente excluídos e marginalizados. Com o desenvolvimento da Poesia – Slam, tem-se como objetivo a sensibilização dos estudantes quanto ao local em que eles moram bem como às culturas que os rodeiam, explicitando a existência de outras literaturas, além da canônica, eurocêntrica, elitizada que é privilegiada dentro do ambiente escolar. Para essa apresentação, focalizamos a proposta de uma sequência de atividades que contempla as questões que envolvem a leitura e a escrita do poema tendo como gênero central, a Poesia – Slam e seus primeiros resultados. Esta sequência de atividades está sendo aplicada em escola municipal de Poá (SP), para estudantes do 7º ano, do Ensino Fundamental - Anos Finais. A elaboração e a implementação da proposta tiveram como fundamentos: os estudos sobre a poesia slam, (NEVES, 2017; 2022; D’ALVA, 2011); sobre os letramentos, (SOUZA, 2011; STREET, 2011), sobre os multiletramentos (ROJO, 2009), sobre a literatura marginal/periférica (FERRÉZ, 2005). Essa comunicação se insere na segunda fase da pesquisa, a aplicação das atividades da qual apresentamos uma mostra dos resultados iniciais, que aponta para o desenvolvimento da noção do poético e do fazer poético."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13246_TB3422_01112023145713.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TANIA MARIA BENEVIDES DE FREITAS NOVAIS"
    "autor_nome_curto" => "TANIA"
    "autor_email" => "taniabenevides@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta comunicação traz a pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional – Profletras, cujo objetivo é promover a escrita de poemas autorais, especificamente com a produção de Poesia – Slam para ser performado. O estudo almeja a inserção da literatura marginal/periférica, nas aulas de língua portuguesa, uma vez que essa se apresenta como espaço e representatividade a grupos que são socialmente excluídos e marginalizados. Com o desenvolvimento da Poesia – Slam, tem-se como objetivo a sensibilização dos estudantes quanto ao local em que eles moram bem como às culturas que os rodeiam, explicitando a existência de outras literaturas, além da canônica, eurocêntrica, elitizada que é privilegiada dentro do ambiente escolar. Para essa apresentação, focalizamos a proposta de uma sequência de atividades que contempla as questões que envolvem a leitura e a escrita do poema tendo como gênero central, a Poesia – Slam e seus primeiros resultados. Esta sequência de atividades está sendo aplicada em escola municipal de Poá (SP), para estudantes do 7º ano, do Ensino Fundamental - Anos Finais. A elaboração e a implementação da proposta tiveram como fundamentos: os estudos sobre a poesia slam, (NEVES, 2017; 2022; D’ALVA, 2011); sobre os letramentos, (SOUZA, 2011; STREET, 2011), sobre os multiletramentos (ROJO, 2009), sobre a literatura marginal/periférica (FERRÉZ, 2005). Essa comunicação se insere na segunda fase da pesquisa, a aplicação das atividades da qual apresentamos uma mostra dos resultados iniciais, que aponta para o desenvolvimento da noção do poético e do fazer poético.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.