Esse texto é o resultado de uma revisão bibliográfica, motivada pela compreensão sobre as discussões nas produções acadêmico-científicas que envolviam os conceitos sobre profissão e, concepções sobre profissão docente, profissionalidade docente e identidade docente no contexto da educação infantil. O marco temporal estabelecido para as buscas realizadas na base de dados do Banco de Teses e Dissertações da Capes, foi o período de 2012 a 2017. As produções selecionadas foram as que evidenciavam discussões que estavam inseridas no contexto estabelecido de investigação. Por meio da revisão feita, foi possível identificar que o processo de (re)construção da identidade docente na educação infantil ainda está relacionado à compreensão sobre a função docente nessa etapa educativa. Sinalizando a necessidade de verificar junto ao material selecionado qual o entendimento da função, no qual enfatizou-se que ela não estava relacionada apenas as questões objetivas do trabalho, ou seja, no que dizia respeito a ação do fazer em si, acerca das tarefas profissionais, ou seja, os indicativos acerca das discussões que envolviam a temática, demonstraram que são pontuadas questões que fazem relação com a materialidade da função, no que diz respeito às questões de infraestrutura física e material no contexto investigado. Referenciado pelo objetivo proposto foi possível também uma organização quantitativa em termos de identificação dos contextos onde foram realizadas as pesquisas.