Os trajetos que percorro me apresentaram algumas inquietações à cidade e os patrimônios inseridos nela não são apenas um lugar visível, mas também sensível e imaginário. É válido destacar que mesmo com avanços nas discussões Políticas e Práticas Integrativas de Acessibilidade física e mobilidade nos Patrimônios culturais, existe a necessidade de os patrimônios culturais serem acessíveis indo além do rompimento de limitantes físicos, como as barreiras arquitetônicas. Trata-se do acesso à memória e ao conhecimento, intrinsecamente relacionados com a história e identidade da sociedade. Deste modo, o objetivo desse trabalho é apresentar a Educação Patrimonial como ferramenta de inclusão e aprendizagem para pessoas com deficiência, direcionando esforços e reconhecer os desafios e enfrentados pelas pessoas com deficiências dentro de instituições educacionais e culturais. Para atingir esse objetivo foram utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa: pesquisa em referências bibliográficas e pesquisa documental acerca do tema. Como principais resultados tem-se a possibilidade de entendimento o processo de ensino e aprendizagem inclui diversas possibilidades de atividades pedagógicas que estimulem um olhar mais abrangente bem como para a construção da identidade e cidadania dos indivíduos.