Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO REGISTRO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A prática da escrita, comumente, faz parte das aulas de línguas, em que tal ação é tomada como fim e como meio no universo da sala de aula, de modo que a maneira como tal presença é realizada torna-se alvo de vários estudos e, nesse sentido, de sensíveis controvérsias. Neste artigo, o foco recairá sobre a adoção da escrita em uma relação de complementaridade, surgindo como meio para que haja um exercício de interpretação, de questionamento sobre o que é lido e estudado em sala de aula ao mesmo tempo em que, a partir da metodologia utilizada nesse exercício, torna-se possível refletir sobre o processo de escrita, a importância de rever o dito, não só envolvendo aspectos de ordem gramatical, mas também questões da ordem do sentido, além de características inerentes ao estilo do autor. Para tanto, serão analisadas algumas atividades desenvolvidas em um “diário de leituras” empregado nas aulas de Língua Portuguesa nas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, na modalidade Integrada do IFRN, Campus Apodi. Para substanciar a análise, as considerações de Machado (1998), Cosson (2020), Ribeiro (2018), Oliveira (2010), Bunzen (2022), Possenti (2009), entre outros autores, farão parte do diálogo a ser tecido. Os resultados alcançados apontam para a importância da escrita em sala como uma via significativa para o estímulo à criatividade discente, à elaboração do pensamento e a um estudo mais sistemático da própria produção escrita, algo que perpassa o compartilhamento do ato de escrever e a composição de uma identidade do aluno enquanto autor, sujeito de sua ação escrita.

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