Frequentemente estudantes do ensino básico afirmam que não gostam ou temem as disciplinas de exatas, como por exemplo a química, física e matemática, pois os mesmos possuem grande dificuldades no aprendizado e não conseguem estabelecer uma relação de importância desses conhecimentos para a sua vida cotidiana. Assim, este trabalho visa a desmistificar a disciplina de química através do uso de atividades experimentais e peças teatrais como ferramenta para o desenvolvimento de seus conteúdos, considerados difíceis, proporcionando uma alternativa mais lúdica ao alcance dos professores. Incentivando o aprendizado através de demonstrações experimentais dos conteúdos que abordam aspectos conceituais e históricos da disciplina de química e suas relações nas atividades cotidianas. Esta pesquisa desenvolveu-se tanto na escola junto ao professor, quanto no auditório deste Instituto destinado aos alunos do Ensino Básico, professores, além da comunidade em geral, buscando mostrar aos futuros professores uma maneira diferente de abordar os conteúdos, e também mostrar uma abordagem diferenciada da aula tradicional, baseada apenas nas teorias e fórmulas no quadro. Com tudo, pode ser perceber que na escola não é proporcionado um espaço adequado para realização de aulas práticas, dificultando as aulas dos professores nas disciplinas que envolve laboratório, junto com a dificuldade dos alunos em aprender essas disciplinas, com isso os estudantes não conseguem estabelecer uma relação dos aprendizados adquiridos com o seu cotidiano.