OS ELEMENTOS BAKHTINIANOS NO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: ANÁLISES E DESDOBRAMENTOS DA LINGUAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99613 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6535 "inscrito_id" => 10887 "titulo" => "OS ELEMENTOS BAKHTINIANOS NO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: ANÁLISES E DESDOBRAMENTOS DA LINGUAGEM" "resumo" => "Os anúncios publicitários são formas de comunicação de massa que possuem um grande potencial social e econômico capaz de atingir os mais diversos públicos e camadas da sociedade, sobretudo a capitalista. Sendo assim, o objetivo central deste trabalho é analisar um anúncio publicitário em vídeo, da marca Guaraná do grupo Ambev, lançado nas redes sociais e na TV em comemoração aos 100 anos do produto, a partir dos elementos que estruturam os gêneros conforme a tríade bakhtiniana (conteúdo temático, estilístico e composicional). Além disso, busca-se entender como os fatores textuais de intencionalidade e aceitabilidade podem ser identificados no anúncio a partir de sua decomposição. Desse modo, este trabalho pauta-se principalmente nas concepções de gênero do discurso de Bakhtin (2006) e Marcuschi (2008), nos preceitos conceituais da Linguística Textual de Koch (2015) e nas contribuições de Costa Val (2000) e Antunes (2009) sobre os fatores de textualidade. A partir da análise conduzida nesta pesquisa, assentada no aparato metodológico de natureza qualitativa, observou-se a estreita relação entre o gênero discursivo anúncio publicitário e dos fatores composicionais, especialmente o de intencionalidade, sobretudo os elementos do plano composicional do anúncio analisado são fundamentais na atuação em função do tema e do objetivo do texto, trazendo traços de forma intencional, que remetem à cultura de diferentes regiões do país com o intuito de alcançar o maior público possível e atingir o seu propósito comunicativo, o qual foi atingido substancialmente, já que cumpriu a função de convencimento do público-alvo para a compra do produto, fazendo uso de diversas ferramentas discursivas, dentre elas o uso de uma linguagem simples, criatividade, textos persuasivos para atrair o leitor, figuras e vícios de linguagem populares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65dccc3c7d53a_26022024143700.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-02-26 14:37:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DENILSON BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ DENILSON" "autor_email" => "denilsonbarbosa042000@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99613 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6535 "inscrito_id" => 10887 "titulo" => "OS ELEMENTOS BAKHTINIANOS NO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: ANÁLISES E DESDOBRAMENTOS DA LINGUAGEM" "resumo" => "Os anúncios publicitários são formas de comunicação de massa que possuem um grande potencial social e econômico capaz de atingir os mais diversos públicos e camadas da sociedade, sobretudo a capitalista. Sendo assim, o objetivo central deste trabalho é analisar um anúncio publicitário em vídeo, da marca Guaraná do grupo Ambev, lançado nas redes sociais e na TV em comemoração aos 100 anos do produto, a partir dos elementos que estruturam os gêneros conforme a tríade bakhtiniana (conteúdo temático, estilístico e composicional). Além disso, busca-se entender como os fatores textuais de intencionalidade e aceitabilidade podem ser identificados no anúncio a partir de sua decomposição. Desse modo, este trabalho pauta-se principalmente nas concepções de gênero do discurso de Bakhtin (2006) e Marcuschi (2008), nos preceitos conceituais da Linguística Textual de Koch (2015) e nas contribuições de Costa Val (2000) e Antunes (2009) sobre os fatores de textualidade. A partir da análise conduzida nesta pesquisa, assentada no aparato metodológico de natureza qualitativa, observou-se a estreita relação entre o gênero discursivo anúncio publicitário e dos fatores composicionais, especialmente o de intencionalidade, sobretudo os elementos do plano composicional do anúncio analisado são fundamentais na atuação em função do tema e do objetivo do texto, trazendo traços de forma intencional, que remetem à cultura de diferentes regiões do país com o intuito de alcançar o maior público possível e atingir o seu propósito comunicativo, o qual foi atingido substancialmente, já que cumpriu a função de convencimento do público-alvo para a compra do produto, fazendo uso de diversas ferramentas discursivas, dentre elas o uso de uma linguagem simples, criatividade, textos persuasivos para atrair o leitor, figuras e vícios de linguagem populares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65dccc3c7d53a_26022024143700.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-02-26 14:37:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DENILSON BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ DENILSON" "autor_email" => "denilsonbarbosa042000@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }