Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CHARGE E TIRINHA EM FOCO: UMA PROPOSTA MULTIMODAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100241
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7385
    "inscrito_id" => 1041
    "titulo" => "CHARGE E TIRINHA EM FOCO: UMA PROPOSTA MULTIMODAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "A proposta da BNCC (2017) em relação à Língua Inglesa é de reconhecer os diversos repertórios linguísticos em sala de aula e fora dela, ampliando concepções e fortalecendo aprendizagens que proporcionem maior autonomia aos aprendizes. Trata-se, de uma nova maneira de posicionar-se frente a esse idioma que não pertence mais, somente aos falantes nativos, antes, tornou-se domínio de todos, ou seja, adquiriu status de língua franca. Despertar o sentimento de pertencimento em relação à língua inglesa, significa, pois, focar numa dimensão mais integral do ensino, e, aprender inglês deverá implicar positivamente três aspectos importantes: relações entre língua, território e cultura; ampliação da visão de letramento; e, abordagens de ensino (BNCC, 2017). Considerando essa premissa fundamental e a proposta de ensino aprendizagem de línguas que sempre esteve voltada para promover aprendizagens significativas, amparamo-nos nas Teorias de BACICH, L. MORAN (2018), Ramos e Vergueiro (2015) e trouxemos as charges e as tirinhas como proposta pedagógica para o ensino de LI, porque crê-se que esses gêneros textuais oportunizam o redirecionamento do ensino de Língua Inglesa para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, haja vista que os aprendizes estão no centro de toda dinâmica do processo de ensino aprendizagem. O artigo intitulado “Charge e Tirinha em foco: uma proposta multimodal para o ensino de Língua Inglesa” tem como principal objetivo mostrar como o uso das Charges e das Tirinhas podem proporcionar a apropriação do conhecimento de forma mais real para o aprendiz, oportunizando o desenvolvimento de habilidades de leitura, oralidade e escrita, e, consequentemente, a ampliação de vocabulário e dos conhecimentos linguísticos tornando o ensino de língua inglesa mais atraente, instigante e eficaz."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID1041_TB7385_04102023094352.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA DE ANDRADE GUEDES MARTINS MANTOVANI"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA"
    "autor_email" => "alexandralelebadu@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100241
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7385
    "inscrito_id" => 1041
    "titulo" => "CHARGE E TIRINHA EM FOCO: UMA PROPOSTA MULTIMODAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "A proposta da BNCC (2017) em relação à Língua Inglesa é de reconhecer os diversos repertórios linguísticos em sala de aula e fora dela, ampliando concepções e fortalecendo aprendizagens que proporcionem maior autonomia aos aprendizes. Trata-se, de uma nova maneira de posicionar-se frente a esse idioma que não pertence mais, somente aos falantes nativos, antes, tornou-se domínio de todos, ou seja, adquiriu status de língua franca. Despertar o sentimento de pertencimento em relação à língua inglesa, significa, pois, focar numa dimensão mais integral do ensino, e, aprender inglês deverá implicar positivamente três aspectos importantes: relações entre língua, território e cultura; ampliação da visão de letramento; e, abordagens de ensino (BNCC, 2017). Considerando essa premissa fundamental e a proposta de ensino aprendizagem de línguas que sempre esteve voltada para promover aprendizagens significativas, amparamo-nos nas Teorias de BACICH, L. MORAN (2018), Ramos e Vergueiro (2015) e trouxemos as charges e as tirinhas como proposta pedagógica para o ensino de LI, porque crê-se que esses gêneros textuais oportunizam o redirecionamento do ensino de Língua Inglesa para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, haja vista que os aprendizes estão no centro de toda dinâmica do processo de ensino aprendizagem. O artigo intitulado “Charge e Tirinha em foco: uma proposta multimodal para o ensino de Língua Inglesa” tem como principal objetivo mostrar como o uso das Charges e das Tirinhas podem proporcionar a apropriação do conhecimento de forma mais real para o aprendiz, oportunizando o desenvolvimento de habilidades de leitura, oralidade e escrita, e, consequentemente, a ampliação de vocabulário e dos conhecimentos linguísticos tornando o ensino de língua inglesa mais atraente, instigante e eficaz."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID1041_TB7385_04102023094352.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA DE ANDRADE GUEDES MARTINS MANTOVANI"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA"
    "autor_email" => "alexandralelebadu@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A proposta da BNCC (2017) em relação à Língua Inglesa é de reconhecer os diversos repertórios linguísticos em sala de aula e fora dela, ampliando concepções e fortalecendo aprendizagens que proporcionem maior autonomia aos aprendizes. Trata-se, de uma nova maneira de posicionar-se frente a esse idioma que não pertence mais, somente aos falantes nativos, antes, tornou-se domínio de todos, ou seja, adquiriu status de língua franca. Despertar o sentimento de pertencimento em relação à língua inglesa, significa, pois, focar numa dimensão mais integral do ensino, e, aprender inglês deverá implicar positivamente três aspectos importantes: relações entre língua, território e cultura; ampliação da visão de letramento; e, abordagens de ensino (BNCC, 2017). Considerando essa premissa fundamental e a proposta de ensino aprendizagem de línguas que sempre esteve voltada para promover aprendizagens significativas, amparamo-nos nas Teorias de BACICH, L. MORAN (2018), Ramos e Vergueiro (2015) e trouxemos as charges e as tirinhas como proposta pedagógica para o ensino de LI, porque crê-se que esses gêneros textuais oportunizam o redirecionamento do ensino de Língua Inglesa para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, haja vista que os aprendizes estão no centro de toda dinâmica do processo de ensino aprendizagem. O artigo intitulado “Charge e Tirinha em foco: uma proposta multimodal para o ensino de Língua Inglesa” tem como principal objetivo mostrar como o uso das Charges e das Tirinhas podem proporcionar a apropriação do conhecimento de forma mais real para o aprendiz, oportunizando o desenvolvimento de habilidades de leitura, oralidade e escrita, e, consequentemente, a ampliação de vocabulário e dos conhecimentos linguísticos tornando o ensino de língua inglesa mais atraente, instigante e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.