CHARGE E TIRINHA EM FOCO: UMA PROPOSTA MULTIMODAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100241 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7385 "inscrito_id" => 1041 "titulo" => "CHARGE E TIRINHA EM FOCO: UMA PROPOSTA MULTIMODAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "A proposta da BNCC (2017) em relação à Língua Inglesa é de reconhecer os diversos repertórios linguísticos em sala de aula e fora dela, ampliando concepções e fortalecendo aprendizagens que proporcionem maior autonomia aos aprendizes. Trata-se, de uma nova maneira de posicionar-se frente a esse idioma que não pertence mais, somente aos falantes nativos, antes, tornou-se domínio de todos, ou seja, adquiriu status de língua franca. Despertar o sentimento de pertencimento em relação à língua inglesa, significa, pois, focar numa dimensão mais integral do ensino, e, aprender inglês deverá implicar positivamente três aspectos importantes: relações entre língua, território e cultura; ampliação da visão de letramento; e, abordagens de ensino (BNCC, 2017). Considerando essa premissa fundamental e a proposta de ensino aprendizagem de línguas que sempre esteve voltada para promover aprendizagens significativas, amparamo-nos nas Teorias de BACICH, L. MORAN (2018), Ramos e Vergueiro (2015) e trouxemos as charges e as tirinhas como proposta pedagógica para o ensino de LI, porque crê-se que esses gêneros textuais oportunizam o redirecionamento do ensino de Língua Inglesa para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, haja vista que os aprendizes estão no centro de toda dinâmica do processo de ensino aprendizagem. O artigo intitulado “Charge e Tirinha em foco: uma proposta multimodal para o ensino de Língua Inglesa” tem como principal objetivo mostrar como o uso das Charges e das Tirinhas podem proporcionar a apropriação do conhecimento de forma mais real para o aprendiz, oportunizando o desenvolvimento de habilidades de leitura, oralidade e escrita, e, consequentemente, a ampliação de vocabulário e dos conhecimentos linguísticos tornando o ensino de língua inglesa mais atraente, instigante e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID1041_TB7385_04102023094352.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA DE ANDRADE GUEDES MARTINS MANTOVANI" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA" "autor_email" => "alexandralelebadu@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100241 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7385 "inscrito_id" => 1041 "titulo" => "CHARGE E TIRINHA EM FOCO: UMA PROPOSTA MULTIMODAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "A proposta da BNCC (2017) em relação à Língua Inglesa é de reconhecer os diversos repertórios linguísticos em sala de aula e fora dela, ampliando concepções e fortalecendo aprendizagens que proporcionem maior autonomia aos aprendizes. Trata-se, de uma nova maneira de posicionar-se frente a esse idioma que não pertence mais, somente aos falantes nativos, antes, tornou-se domínio de todos, ou seja, adquiriu status de língua franca. Despertar o sentimento de pertencimento em relação à língua inglesa, significa, pois, focar numa dimensão mais integral do ensino, e, aprender inglês deverá implicar positivamente três aspectos importantes: relações entre língua, território e cultura; ampliação da visão de letramento; e, abordagens de ensino (BNCC, 2017). Considerando essa premissa fundamental e a proposta de ensino aprendizagem de línguas que sempre esteve voltada para promover aprendizagens significativas, amparamo-nos nas Teorias de BACICH, L. MORAN (2018), Ramos e Vergueiro (2015) e trouxemos as charges e as tirinhas como proposta pedagógica para o ensino de LI, porque crê-se que esses gêneros textuais oportunizam o redirecionamento do ensino de Língua Inglesa para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, haja vista que os aprendizes estão no centro de toda dinâmica do processo de ensino aprendizagem. O artigo intitulado “Charge e Tirinha em foco: uma proposta multimodal para o ensino de Língua Inglesa” tem como principal objetivo mostrar como o uso das Charges e das Tirinhas podem proporcionar a apropriação do conhecimento de forma mais real para o aprendiz, oportunizando o desenvolvimento de habilidades de leitura, oralidade e escrita, e, consequentemente, a ampliação de vocabulário e dos conhecimentos linguísticos tornando o ensino de língua inglesa mais atraente, instigante e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID1041_TB7385_04102023094352.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA DE ANDRADE GUEDES MARTINS MANTOVANI" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA" "autor_email" => "alexandralelebadu@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }