AÇÕES INTEGRADAS ENTRE A SALA MAKER E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UMA ESCOLA LOCALIZADA EM BENEVIDES-PA: O TRABALHO DESENVOLVIDO COM ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97097 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3237 "inscrito_id" => 10570 "titulo" => "AÇÕES INTEGRADAS ENTRE A SALA MAKER E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UMA ESCOLA LOCALIZADA EM BENEVIDES-PA: O TRABALHO DESENVOLVIDO COM ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL." "resumo" => "A influência do movimento da educação maker é nova e tem ganhado muita visibilidade em função de proporcionar a aproximação da teoria com a prática de maneira interdisciplinar, além de incentivar a autonomia dos alunos, promovendo a aprendizagem por meio de um processo autônomo e construtivo. Este movimento surgiu no início do século XX nos Estados Unidos com o objetivo de incentivar o movimento “do it yourself”, que traduzindo significa “faça você mesmo” e tem se popularizado e buscado abranger a todos os públicos da educação, neste sentido, o presente trabalho objetiva relatar a parceria da sala maker juntamente com a sala de recursos multifuncionais e o trabalho desenvolvido com os alunos público-alvo da educação especial em uma escola da rede municipal de ensino do município de Benevides-Pa. Este objetivo está em consonância com a grande demanda identificada, a escola atualmente conta com trinta e quatro matrículas de alunos com deficiência que estão distribuídos entre o 6° ao 9° ano nos períodos da manhã e da tarde, em função disso, é pertinente promover ações entre os profissionais da sala de recursos multifuncionais com os professores da sala maker. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo com a utilização da técnica do estudo de caso os resultados demonstraram melhorias no que se refere ao envolvimento, participação e interação socioafetiva dos alunos com deficiência a partir do o uso de estratégias, metodologias diversificadas e tecnologias de informação e comunicação (Tics) com a realização semanalmente de oficinas, cursos e atividades realizadas na sala maker." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10570_TB3237_04102023195607.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIVELTON DOS SANTOS SEGUNDO" "autor_nome_curto" => "ELIVELTON" "autor_email" => "eliveltonssegundo@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DOM ALBERTO (FDA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97097 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3237 "inscrito_id" => 10570 "titulo" => "AÇÕES INTEGRADAS ENTRE A SALA MAKER E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UMA ESCOLA LOCALIZADA EM BENEVIDES-PA: O TRABALHO DESENVOLVIDO COM ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL." "resumo" => "A influência do movimento da educação maker é nova e tem ganhado muita visibilidade em função de proporcionar a aproximação da teoria com a prática de maneira interdisciplinar, além de incentivar a autonomia dos alunos, promovendo a aprendizagem por meio de um processo autônomo e construtivo. Este movimento surgiu no início do século XX nos Estados Unidos com o objetivo de incentivar o movimento “do it yourself”, que traduzindo significa “faça você mesmo” e tem se popularizado e buscado abranger a todos os públicos da educação, neste sentido, o presente trabalho objetiva relatar a parceria da sala maker juntamente com a sala de recursos multifuncionais e o trabalho desenvolvido com os alunos público-alvo da educação especial em uma escola da rede municipal de ensino do município de Benevides-Pa. Este objetivo está em consonância com a grande demanda identificada, a escola atualmente conta com trinta e quatro matrículas de alunos com deficiência que estão distribuídos entre o 6° ao 9° ano nos períodos da manhã e da tarde, em função disso, é pertinente promover ações entre os profissionais da sala de recursos multifuncionais com os professores da sala maker. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo com a utilização da técnica do estudo de caso os resultados demonstraram melhorias no que se refere ao envolvimento, participação e interação socioafetiva dos alunos com deficiência a partir do o uso de estratégias, metodologias diversificadas e tecnologias de informação e comunicação (Tics) com a realização semanalmente de oficinas, cursos e atividades realizadas na sala maker." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10570_TB3237_04102023195607.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIVELTON DOS SANTOS SEGUNDO" "autor_nome_curto" => "ELIVELTON" "autor_email" => "eliveltonssegundo@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DOM ALBERTO (FDA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }