Este trabalho tem como objetivo discutir sobre estratégias e pistas do fazer pedagógico na inclusão de discentes com necessidades educacionais específicas nas práticas corporais desenvolvidas nas aulas de educação física do IFBA, campus Jacobina-Ba. Entende-se este estudo como uma produção teórica sensível para a abordagem dos contextos sociais, individuais e educacionais, apontando para uma direção qualitativa de produzir conhecimento e de leitura da realidade. Está alicerçado na Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência nº 13.146 de 06 de julho de 2015, na política de Inclusão do IFBA, na resolução nº 30 de dezembro de 2017 e nos estudos de Alves e Fiorini (2018) que discutem a inclusão nas aulas de educação Física, entre outros/as teóricos/as de referência no assunto, de forma a permitir a construção de reflexões e tensionamentos sobre as intencionalidades presentes nos processos educativos, sobretudo no planejamento e execução das aulas de educação física na instituição, identificando se e de que forma está assegurado o acesso, a participação e a aprendizagem dos/das alunos/as com deficiência. Espera-se que esta análise construa um diagnóstico da realidade do campus e que rabisque possibilidades para a construção de uma educação mais inclusiva e que vise permitir a acessibilidade e adaptações das práticas corporais e esportivas, assegurando que todos/as discentes possam desfrutar dos benefícios da Educação Física, como a promoção da saúde, a socialização, o respeito às diferenças, a equidade e a formação omnilateral.