Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E PANDEMIA DE COVID-19: A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MEET NO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97680
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4031
    "inscrito_id" => 18130
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E PANDEMIA DE COVID-19: A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MEET NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "A pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos em todos os aspectos da vida humana. Na Educação, os reflexos dessa crise sanitária global foram imensuráveis tanto para os alunos, quanto para os professores e as instituições de ensino. Uma das principais medidas adotadas no Brasil para garantir a continuidade dos estudos no período de distanciamento social foi a implantação de um novo modelo educacional, chamado de Ensino Remoto, que se materializou de diferentes formas, em função da disponibilidade de recursos, sobretudo os digitais, em cada instituição, localidade e público. Este artigo de revisão de literatura buscou analisara ferramenta digital Google Meet e seu potencial para utilização nas atividades acadêmicas ofertadas por meio de encontros síncronos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, com pesquisas dos tipos bibliográfica e exploratória, que consultou as bases de dados SciELO e Google Acadêmico e selecionou 25 artigos que foram analisados no corpo deste estudo. Além de Leis e Decretos nacionais, os textos de Teixeira e Nascimento (2021); Marcondes, Ferrete e Lima (2022); e Machado, Rabelo e Oliveira (2022) figuram como referencial deste estudo. A análise do material possibilitou a reflexão sobre as desigualdades digitais existentes no Brasil e, como resultado, identificou os recursos da ferramenta Google Meet e suas possibilidades de utilização nas aulas síncronas do Ensino Remoto, bem como a sua contribuição para o rompimento das barreiras geográficas e para o distanciamento social, como era preconizado no contexto da pandemia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18130_TB4031_13112023211835.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLENDA KELLY RIBEIRO DA SILVA DE ÁVILA"
    "autor_nome_curto" => "GLENDA"
    "autor_email" => "glendapedago24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97680
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4031
    "inscrito_id" => 18130
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E PANDEMIA DE COVID-19: A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MEET NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "A pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos em todos os aspectos da vida humana. Na Educação, os reflexos dessa crise sanitária global foram imensuráveis tanto para os alunos, quanto para os professores e as instituições de ensino. Uma das principais medidas adotadas no Brasil para garantir a continuidade dos estudos no período de distanciamento social foi a implantação de um novo modelo educacional, chamado de Ensino Remoto, que se materializou de diferentes formas, em função da disponibilidade de recursos, sobretudo os digitais, em cada instituição, localidade e público. Este artigo de revisão de literatura buscou analisara ferramenta digital Google Meet e seu potencial para utilização nas atividades acadêmicas ofertadas por meio de encontros síncronos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, com pesquisas dos tipos bibliográfica e exploratória, que consultou as bases de dados SciELO e Google Acadêmico e selecionou 25 artigos que foram analisados no corpo deste estudo. Além de Leis e Decretos nacionais, os textos de Teixeira e Nascimento (2021); Marcondes, Ferrete e Lima (2022); e Machado, Rabelo e Oliveira (2022) figuram como referencial deste estudo. A análise do material possibilitou a reflexão sobre as desigualdades digitais existentes no Brasil e, como resultado, identificou os recursos da ferramenta Google Meet e suas possibilidades de utilização nas aulas síncronas do Ensino Remoto, bem como a sua contribuição para o rompimento das barreiras geográficas e para o distanciamento social, como era preconizado no contexto da pandemia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18130_TB4031_13112023211835.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLENDA KELLY RIBEIRO DA SILVA DE ÁVILA"
    "autor_nome_curto" => "GLENDA"
    "autor_email" => "glendapedago24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos em todos os aspectos da vida humana. Na Educação, os reflexos dessa crise sanitária global foram imensuráveis tanto para os alunos, quanto para os professores e as instituições de ensino. Uma das principais medidas adotadas no Brasil para garantir a continuidade dos estudos no período de distanciamento social foi a implantação de um novo modelo educacional, chamado de Ensino Remoto, que se materializou de diferentes formas, em função da disponibilidade de recursos, sobretudo os digitais, em cada instituição, localidade e público. Este artigo de revisão de literatura buscou analisara ferramenta digital Google Meet e seu potencial para utilização nas atividades acadêmicas ofertadas por meio de encontros síncronos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, com pesquisas dos tipos bibliográfica e exploratória, que consultou as bases de dados SciELO e Google Acadêmico e selecionou 25 artigos que foram analisados no corpo deste estudo. Além de Leis e Decretos nacionais, os textos de Teixeira e Nascimento (2021); Marcondes, Ferrete e Lima (2022); e Machado, Rabelo e Oliveira (2022) figuram como referencial deste estudo. A análise do material possibilitou a reflexão sobre as desigualdades digitais existentes no Brasil e, como resultado, identificou os recursos da ferramenta Google Meet e suas possibilidades de utilização nas aulas síncronas do Ensino Remoto, bem como a sua contribuição para o rompimento das barreiras geográficas e para o distanciamento social, como era preconizado no contexto da pandemia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.