Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA HQS (HISTÓRIA EM QUADRINHOS)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100586
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7955
    "inscrito_id" => 24006
    "titulo" => "LEITURA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA HQS (HISTÓRIA EM QUADRINHOS)"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo principal promover a leitura como ferramenta de ensino e aprendizagem através de história em quadrinhos na turma do 7º ano da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão. Com a atual visibilidade das histórias em quadrinhos no meio midiático, esse trabalho é mostrado como esse tipo de leitura pode influenciar, auxiliar e contribuir no processo de ensino- aprendizagem para as crianças que vivem na comunidade indígena Raimundão I. Tais experiências foram vivenciadas a partir de um projeto de práticas de construção das HQs de acordo com as lendas e história indígenas daquela localidade. Por meio da HQs foi possível perceber e experienciar sensações variadas das crianças ao adquirir conhecimento, mostrar seus talentos ao desenharem, refletir sobre inúmeros assuntos, ou simplesmente pelo prazer de ler. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, através das práticas de Estágio Curricular Supervisionado, fases 1: diagnóstico da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão e comunidade Indígena Raimundão I, para posteriormente construir a proposta de intervenção, visto que os alunos na série final do ensino fundamental I apresentam dificuldades de leitura. A seguir, a implementação da proposta pedagógica CONSTRUÇÃO DAS HQs. Como consideração final, observei que as contribuições da pesquisa foram, principalmente, refletir por meio das práticas de leitura oportunizadas pelo professor puderam colaborar com a formação leitora dos alunos indígenas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24006_TB7955_05092023190823.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZANGELA ANA BENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZANGELA"
    "autor_email" => "elizangelaanabentodasilva"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100586
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7955
    "inscrito_id" => 24006
    "titulo" => "LEITURA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA HQS (HISTÓRIA EM QUADRINHOS)"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo principal promover a leitura como ferramenta de ensino e aprendizagem através de história em quadrinhos na turma do 7º ano da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão. Com a atual visibilidade das histórias em quadrinhos no meio midiático, esse trabalho é mostrado como esse tipo de leitura pode influenciar, auxiliar e contribuir no processo de ensino- aprendizagem para as crianças que vivem na comunidade indígena Raimundão I. Tais experiências foram vivenciadas a partir de um projeto de práticas de construção das HQs de acordo com as lendas e história indígenas daquela localidade. Por meio da HQs foi possível perceber e experienciar sensações variadas das crianças ao adquirir conhecimento, mostrar seus talentos ao desenharem, refletir sobre inúmeros assuntos, ou simplesmente pelo prazer de ler. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, através das práticas de Estágio Curricular Supervisionado, fases 1: diagnóstico da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão e comunidade Indígena Raimundão I, para posteriormente construir a proposta de intervenção, visto que os alunos na série final do ensino fundamental I apresentam dificuldades de leitura. A seguir, a implementação da proposta pedagógica CONSTRUÇÃO DAS HQs. Como consideração final, observei que as contribuições da pesquisa foram, principalmente, refletir por meio das práticas de leitura oportunizadas pelo professor puderam colaborar com a formação leitora dos alunos indígenas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24006_TB7955_05092023190823.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZANGELA ANA BENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZANGELA"
    "autor_email" => "elizangelaanabentodasilva"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal promover a leitura como ferramenta de ensino e aprendizagem através de história em quadrinhos na turma do 7º ano da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão. Com a atual visibilidade das histórias em quadrinhos no meio midiático, esse trabalho é mostrado como esse tipo de leitura pode influenciar, auxiliar e contribuir no processo de ensino- aprendizagem para as crianças que vivem na comunidade indígena Raimundão I. Tais experiências foram vivenciadas a partir de um projeto de práticas de construção das HQs de acordo com as lendas e história indígenas daquela localidade. Por meio da HQs foi possível perceber e experienciar sensações variadas das crianças ao adquirir conhecimento, mostrar seus talentos ao desenharem, refletir sobre inúmeros assuntos, ou simplesmente pelo prazer de ler. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, através das práticas de Estágio Curricular Supervisionado, fases 1: diagnóstico da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão e comunidade Indígena Raimundão I, para posteriormente construir a proposta de intervenção, visto que os alunos na série final do ensino fundamental I apresentam dificuldades de leitura. A seguir, a implementação da proposta pedagógica CONSTRUÇÃO DAS HQs. Como consideração final, observei que as contribuições da pesquisa foram, principalmente, refletir por meio das práticas de leitura oportunizadas pelo professor puderam colaborar com a formação leitora dos alunos indígenas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.