Incluir não é tornar igual; sobretudo, é um ato de igualdade. A inclusão de longe representa apenas a integração ou tão somente a inserção simples de algo ou de pessoas distintas em diferentes contextos sociais. Ela equipara-se a discussão necessária para a devida interação entre indivíduos; o debate profícuo sobre seus direitos e atuações, a reflexão justa sobre equidade e diversidade e a construção de uma sociedade plena em seus direitos à educação, saúde, trabalhos e demais recursos necessários para todos os grupos existentes. Na educação, incluir significa a possibilidade com potencialidade da absoluta aceitação das diferenças individuais em prol da universalização do processo educacional, valorização a contribuição pessoal de cada educando e beneficiando o processo ensino-aprendizagem por maio da cooperação e convivência da diversidade humana. A partir desse contexto emerge o objetivo central dessa investigação: discutir sobre a evolução da educação inclusiva ressaltando as políticas públicas e a legislação internacional e nacional. Metodologicamente esse trabalho foi realizado com uma abordagem qualitativa de tipologia bibliográfico, descritiva e exploratória. Com uso do Levantamento Sistemático da Literatura pode-se constatar que há diversas politicas públicas hodiernamente que visam assegurar o acesso desse perfil de público à educação nos três níveis. Há ações e normatização vigentes que promovem a oportunidade e a oferta de serviços educacionais em prol da eliminação de barreiras para se estudar. Além disso, conclui-se que os instrumentos e declarações internacionais, a exemplo da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU, 1948), da Conferência Mundial sobre a Educação para Todos (Tailandia, 1990), da Conferência Mundial de Educação Especial (Espanha, 1994), entre outros, são elementos norteadores para toda e qualquer organização pedagógica objetivando o convívio sem discriminação indevida bem como políticas escolares que garantam na mesma medida as ideais condições para aprender de cada um dos seus educandos.