A Educação a Distância é uma forma de educação que utiliza suportes tecnológicos digitais e redes como mediadores, podendo ser integrada em sistemas de ensino presenciais, mistos ou totalmente baseada na distância. Além disso, a mediação pedagógica é um elemento essencial, no qual o docente atua como incentivador e motivador da aprendizagem. No entanto, há diversos desafios na implementação dessa prática. Nesse contexto, a prática docente mediadora envolve coordenação dinâmica e descentralização das atividades, sendo responsabilidade do tutor a criação e orientação de atividades didáticas que ajudem os discentes a desenvolver seu processo de aprendizado. O tutor também contribui na coordenação, problematização e estabelecimento de diálogo com os discentes. O objetivo deste relato é descrever a experiência de tutoria como uma prática de mediação pedagógica em cursos de Educação a Distância, destacando os desafios envolvidos. Este estudo descritivo é baseado no relato de experiência de tutoras em um curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, ministrado em um Instituto Federal no ano de 2021. As experiências revelaram a existência de vários desafios na mediação pedagógica, sendo que os mais evidentes na visão dos discentes foram a necessidade de flexibilidade e assiduidade em ambientes virtuais de aprendizagem. Portanto, é crucial compreender esses obstáculos para superá-los, a fim de evitar a evasão nos cursos e facilitar a troca de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem.