Este artigo aborda as estratégias utilizadas pelo Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico-CEMASP no combate ao abandono e a evasão escolar na rede municipal de ensino de Manaus-AM, atuando na Educação Básica, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é analisar a atuação do CEMASP no combate ao abandono e a evasão escolar, refletindo sobre as causas que influenciam nestes índices, o impacto no processo educativo, a importância de atuação do referido Centro e os resultados obtidos mediante sua atuação. A partir de pesquisa qualitativa etnográfica realizada em um dos polos de atuação na zona leste da cidade. A pesquisa segue reiterando a necessidade de intensificar o combate ao abandono e a evasão escolar destacando as ações, estratégias, atuação da equipe multiprofissional, entraves encontrados para realização do trabalho, a necessidade de manter e intensificar esta rede de apoio às escolas e famílias, colaborando tanto para a diminuição da infrequência, acompanhamento do rendimento escolar e melhor desempenho e desenvolvimentos dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como base teórica os marcos legais como a Constituição Federal, a LDB 9394/96, o Estatuto da Criança e do adolescente e outros referenciais que abordam sobre o tema supracitado. Concluímos por meio da pesquisa a importância da atuação da equipe multidisciplinar do CEMASP, as contribuições para a diminuição dos índices de abandono e evasão escolar, bem como a parceria estabelecida com as escolas, o acompanhamento de famílias em situações de vulnerabilidade, a visita domiciliar e o resgate de estudantes considerados infrequentes e, possível abandono, que foram resgatados dando continuidade à rotina escolar sendo acompanhados ao longo do ano letivo.