VULNERABILIDADES NAS ESCOLAS PAULISTAS: EFEITOS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E ASPECTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100563 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7847 "inscrito_id" => 1916 "titulo" => "VULNERABILIDADES NAS ESCOLAS PAULISTAS: EFEITOS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E ASPECTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa que vem sendo desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa CEPId, focalizando o eixo Vulnerabilidades. Para tanto, nos empenhamos em conhecer as condições de trabalho e aspectos da formação docente destacadas por profissionais atuantes na rede de ensino estadual de São Paulo, frente aos desafios vivenciados durante a pandemia da Covid -19. O método utilizado para a coleta de dados foi a realização de grupos de discuss ão on-line com 40 profissionais, sendo estes: professores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretores(as) escolares. Para analisar os dados utilizou-se a Análise de Prosa. As condições de trabalho correspondem aos assuntos relacionados aos aspectos materiais e imateriais fundamentais para a efetivação da ação docente. Os temas identificados foram: sobrecarga de trabalho; exigências fora do horário de trabalho; aumento no número de avaliações e relatórios; exigência de diferentes estratégias para atrair o aluno para a aula online. A formação docente, aborda as intercorrências nas ações formativas oferecidas aos docentes durante o isolamento social e os temas identificados foram: a qualidade das formações apresentadas; se as formações são ou não condizentes com a realidade da escola; como os profissionais avaliam essas formações; Centro de mídias; cursos distanciados da realidade da escola e formação para a tecnologia. Os resultados sugerem que a vulnerabilidade escolar pode ser agravada por condições de trabalho precárias e formação docente inadequada. Alunos em situação de vulnerabilidade enfrentaram maiores desafios no processo de aprendizagem durante o período pandêmico e precisam de um ambiente escolar acolhedor, com professores capacitados e recursos adequados para superar essas dificuldades. Se as condições de trabalho dos professores forem desfavoráveis e sua formação não os preparar para lidar com a diversidade e as necessidades dos alunos vulneráveis, o ciclo de vulnerabilidade pode se perpetuar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1916_TB7847_24112023123708.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMA ANTUNES SILVA" "autor_nome_curto" => "DILMA ANTUNES S" "autor_email" => "dilmasilva7@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100563 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7847 "inscrito_id" => 1916 "titulo" => "VULNERABILIDADES NAS ESCOLAS PAULISTAS: EFEITOS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E ASPECTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa que vem sendo desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa CEPId, focalizando o eixo Vulnerabilidades. Para tanto, nos empenhamos em conhecer as condições de trabalho e aspectos da formação docente destacadas por profissionais atuantes na rede de ensino estadual de São Paulo, frente aos desafios vivenciados durante a pandemia da Covid -19. O método utilizado para a coleta de dados foi a realização de grupos de discuss ão on-line com 40 profissionais, sendo estes: professores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretores(as) escolares. Para analisar os dados utilizou-se a Análise de Prosa. As condições de trabalho correspondem aos assuntos relacionados aos aspectos materiais e imateriais fundamentais para a efetivação da ação docente. Os temas identificados foram: sobrecarga de trabalho; exigências fora do horário de trabalho; aumento no número de avaliações e relatórios; exigência de diferentes estratégias para atrair o aluno para a aula online. A formação docente, aborda as intercorrências nas ações formativas oferecidas aos docentes durante o isolamento social e os temas identificados foram: a qualidade das formações apresentadas; se as formações são ou não condizentes com a realidade da escola; como os profissionais avaliam essas formações; Centro de mídias; cursos distanciados da realidade da escola e formação para a tecnologia. Os resultados sugerem que a vulnerabilidade escolar pode ser agravada por condições de trabalho precárias e formação docente inadequada. Alunos em situação de vulnerabilidade enfrentaram maiores desafios no processo de aprendizagem durante o período pandêmico e precisam de um ambiente escolar acolhedor, com professores capacitados e recursos adequados para superar essas dificuldades. Se as condições de trabalho dos professores forem desfavoráveis e sua formação não os preparar para lidar com a diversidade e as necessidades dos alunos vulneráveis, o ciclo de vulnerabilidade pode se perpetuar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1916_TB7847_24112023123708.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMA ANTUNES SILVA" "autor_nome_curto" => "DILMA ANTUNES S" "autor_email" => "dilmasilva7@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }