Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A FÍSICA A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96621
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2608
    "inscrito_id" => 13641
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A FÍSICA A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O estudo da física é muito importante, pois coloca os alunos frente a situações concretas e reais, situações essas que apenas os princípios físicos podem responder, ajudando a compreender a natureza e nutrindo o gosto pela ciência. Um dos fatores que contribuem para a dificuldade no aprendizado e a formação da má impressão da Física, segundo professores e alunos, é a difícil linguagem matemática que ela utiliza. Segundo eles, outros fatores também contribuem, tais como o grande distanciamento entre o que é lecionado dentro de sala e o mundo exterior a ela, o distanciamento entre professor e aluno e a falta de interdisciplinaridade. Relacionar matérias, levar experimentos para sala de aula, mostrar como que funciona na prática, apresentar JOGOS DIDÁTICOS faz com que o aluno se motive e tome gosto pela matéria estudada. Diante desse contexto, emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ENSINO FUNDAMENTAL, utilizando JOGOS DIDATICOCO. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três OFICINAS RELACIONADAS COM conceitos estudados no 9° ANO DO ENSINO FUDAMENTAL, sendo eles: Energia,Ondas,Mecânica. Com o uso de recursos como e jogos didáticos em sala de aula, espera-se que ocorra uma mudança positiva no comportamento dos alunos. Em vez de serem apenas espectadores passivos do processo de aprendizagem, espera-se que os alunos se tornem mais participativos e engajados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13641_TB2608_30052023200850.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ  APARECIDO DA SILVA  SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Jose Silva"
    "autor_email" => "jose8796530642@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96621
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2608
    "inscrito_id" => 13641
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A FÍSICA A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O estudo da física é muito importante, pois coloca os alunos frente a situações concretas e reais, situações essas que apenas os princípios físicos podem responder, ajudando a compreender a natureza e nutrindo o gosto pela ciência. Um dos fatores que contribuem para a dificuldade no aprendizado e a formação da má impressão da Física, segundo professores e alunos, é a difícil linguagem matemática que ela utiliza. Segundo eles, outros fatores também contribuem, tais como o grande distanciamento entre o que é lecionado dentro de sala e o mundo exterior a ela, o distanciamento entre professor e aluno e a falta de interdisciplinaridade. Relacionar matérias, levar experimentos para sala de aula, mostrar como que funciona na prática, apresentar JOGOS DIDÁTICOS faz com que o aluno se motive e tome gosto pela matéria estudada. Diante desse contexto, emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ENSINO FUNDAMENTAL, utilizando JOGOS DIDATICOCO. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três OFICINAS RELACIONADAS COM conceitos estudados no 9° ANO DO ENSINO FUDAMENTAL, sendo eles: Energia,Ondas,Mecânica. Com o uso de recursos como e jogos didáticos em sala de aula, espera-se que ocorra uma mudança positiva no comportamento dos alunos. Em vez de serem apenas espectadores passivos do processo de aprendizagem, espera-se que os alunos se tornem mais participativos e engajados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13641_TB2608_30052023200850.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ  APARECIDO DA SILVA  SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Jose Silva"
    "autor_email" => "jose8796530642@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudo da física é muito importante, pois coloca os alunos frente a situações concretas e reais, situações essas que apenas os princípios físicos podem responder, ajudando a compreender a natureza e nutrindo o gosto pela ciência. Um dos fatores que contribuem para a dificuldade no aprendizado e a formação da má impressão da Física, segundo professores e alunos, é a difícil linguagem matemática que ela utiliza. Segundo eles, outros fatores também contribuem, tais como o grande distanciamento entre o que é lecionado dentro de sala e o mundo exterior a ela, o distanciamento entre professor e aluno e a falta de interdisciplinaridade. Relacionar matérias, levar experimentos para sala de aula, mostrar como que funciona na prática, apresentar JOGOS DIDÁTICOS faz com que o aluno se motive e tome gosto pela matéria estudada. Diante desse contexto, emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ENSINO FUNDAMENTAL, utilizando JOGOS DIDATICOCO. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três OFICINAS RELACIONADAS COM conceitos estudados no 9° ANO DO ENSINO FUDAMENTAL, sendo eles: Energia,Ondas,Mecânica. Com o uso de recursos como e jogos didáticos em sala de aula, espera-se que ocorra uma mudança positiva no comportamento dos alunos. Em vez de serem apenas espectadores passivos do processo de aprendizagem, espera-se que os alunos se tornem mais participativos e engajados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.