Este trabalho retrata ações que foram planejadas e executadas, sob o olhar do projeto - Uma Abordagem Pedagógica: Diálogos sobre a Sexualidade e o Autoconhecimento, desenvolvido de forma interdisciplinar envolvendo as áreas de Língua Portuguesa e Matemática, unidos aos conteúdos de Ciências e Biologia, direcionado aos estudantes do 8°/9° Ano do Ensino Fundamental II e 1° ao 3° Ano do Ensino Médio da ECIT Márcia Guedes A. de Carvalho, da rede Estadual da Paraíba. Para tanto, deveu-se a exploração do método qualitativo, pautado em uma sequência didática norteada pelos temas: a Adolescência e suas Transformações, Autoconhecimento – Quem eu sou? Ciclo Menstrual e “Minhas regrinhas”, Métodos Contraceptivos e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Como a Sexualidade diz respeito a personalidade individual e perpassa pelas questões pessoais, emocionais, hormonais e culturais de cada sujeito, esta sequência pedagógica proporcionou momentos de discussão, através da troca de ideias, em forma de roda de conversas, abrindo espaços para questionamentos e participação de dinâmicas e outras atividades propostas. Deste modo, tornou cada encontro interativo, e inclusive, alguns estudantes relataram a necessidade e importância de ser discutido estes conteúdos na escola, porque dentro de suas casas, pouco ou dificilmente conseguem falar a respeito, isto naturalmente com seus pais ou responsáveis. Portanto, foram perceptíveis os aspectos positivos observados durante a participação ativa nas aulas, principalmente no tocante a quebra dos tabus, ainda tão presentes em nosso meio.