O Teste de Progresso-TP permite a avaliação progressiva e constante dos alunos, além da revisão permanente dos conteúdos curriculares do curso, desta forma, os alunos detêm a responsabilidade por sua aprendizagem para que alcancem o perfil profissional desejado ao final da sua graduação. A mensuração progressiva ao longo dos semestres do curso está sujeita a fatores diversos relacionados tanto ao ambiente de ensino, como também inerentes ao indivíduo. Entre esses, ressalta-se o conhecimento prévio acumulado, habilidades e meio de leitura, tempo demandado para compreensão e resolução de questões. Desta forma, o objeto deste trabalho foi correlacionar o tempo de duração da prova e o desempenho dos alunos de agronomia no TP da Faculdade Nova Esperança-FACENE. O TP é composto de três fases, a primeira consiste na curadoria das questões, 40 questões dívidas entre conteúdo específico e geral, a segunda etapa é a aplicação da prova em tablets com a duração de até quatro horas, por fim os resultados são processados. Foram avaliados os resultados do TP aplicados no período de 2017.1 a 2023.1 para alunos do curso de Agronomia da FACENE, totalizando 60 turmas, analisando a média e o tempo de duração das turmas. Com os relatórios dos TP das turmas de agronomia, foi possível observar uma relação positivas entre as médias do teste e o tempo de realização das provas com um R² de 0,401, sendo a maior média, 6,75, encontrada na turma que dedicou mais tempo na resolução, 123,1 minutos. Com a duração de 70 minutos de prova foi obtida a menor média de 3,16. Porém, não foi o menor tempo de prova encontrado, a menor duração de prova foi de 40,46 minutos obtendo uma média de 4,1. Sendo assim, conclui-se que há uma relação positiva entre o tempo de leitura do TP e a média final.