O PROFESSOR E A APLICAÇÃO DA DIVERSIDADE DO SABER
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100703 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8119 "inscrito_id" => 23068 "titulo" => "O PROFESSOR E A APLICAÇÃO DA DIVERSIDADE DO SABER" "resumo" => "O presente trabalho apresenta a discussão acerca das abordagens do campo de estudos sobre a diversidade de saberes dos professores. Nesse sentido, o objetivo geral é identificar as principais dificuldades no exercício da prática docente mediante pesquisas teóricas que visam destacar o recurso às teorias da ação para a compreensão do trabalho docente. Para tanto, a investigação desta pesquisa destaca os modos de compreender o trabalho humano na sua interação com o meio técnico, histórico-social construído, e o recurso à ação como fundamento teórico para compreendê-lo em situações concretas. Como metodologia, utilizou-se pesquisas documentais e revisão bibliográfica. O estudo é fundamentado por meio de um conjunto de pesquisas e autores interessados pelos professores, seus conhecimentos e por seu trabalho. No que tange o processo de formação do saber docente é possível observar a diversidade de conhecimentos que permeiam esse processo, sejam eles adquiridos a partir de experiências pessoais ainda como alunos, os conhecimentos adquiridos na universidade, a experiência em sala de aula e as próprias relações interpessoais, tornam-se elementos essenciais para o processo de formação e construção da identidade do professor. Dessa maneira, constatou-se a crescente necessidade de outros debates envolvendo as narrativas sobre a formação e o trabalho em si destes profissionais, descrevendo os saberes considerados necessários para trabalhar na prática docente diante das diversidades, auxiliando portanto, na melhor compreensão da educação e seu processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23068_TB8119_13112023215025.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DYANA MARIA RESENDE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DYANA" "autor_email" => "dyanaresende11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100703 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8119 "inscrito_id" => 23068 "titulo" => "O PROFESSOR E A APLICAÇÃO DA DIVERSIDADE DO SABER" "resumo" => "O presente trabalho apresenta a discussão acerca das abordagens do campo de estudos sobre a diversidade de saberes dos professores. Nesse sentido, o objetivo geral é identificar as principais dificuldades no exercício da prática docente mediante pesquisas teóricas que visam destacar o recurso às teorias da ação para a compreensão do trabalho docente. Para tanto, a investigação desta pesquisa destaca os modos de compreender o trabalho humano na sua interação com o meio técnico, histórico-social construído, e o recurso à ação como fundamento teórico para compreendê-lo em situações concretas. Como metodologia, utilizou-se pesquisas documentais e revisão bibliográfica. O estudo é fundamentado por meio de um conjunto de pesquisas e autores interessados pelos professores, seus conhecimentos e por seu trabalho. No que tange o processo de formação do saber docente é possível observar a diversidade de conhecimentos que permeiam esse processo, sejam eles adquiridos a partir de experiências pessoais ainda como alunos, os conhecimentos adquiridos na universidade, a experiência em sala de aula e as próprias relações interpessoais, tornam-se elementos essenciais para o processo de formação e construção da identidade do professor. Dessa maneira, constatou-se a crescente necessidade de outros debates envolvendo as narrativas sobre a formação e o trabalho em si destes profissionais, descrevendo os saberes considerados necessários para trabalhar na prática docente diante das diversidades, auxiliando portanto, na melhor compreensão da educação e seu processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23068_TB8119_13112023215025.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DYANA MARIA RESENDE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DYANA" "autor_email" => "dyanaresende11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }