Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO PIBID.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101246
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8975
    "inscrito_id" => 14015
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO PIBID."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência na Escola Estadual Ferreira Pinto por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, observamos a sala de aula da instituição, no município de Apodi-RN. Onde relatamos a interação e experiência no decorrer do processo em que foi vivenciado, acompanhando inicialmente as atividades desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa para que de certa forma pudéssemos acompanhar o processo de construção de conhecimento e aprendizagem dos alunos de forma colaborativa e que esses conhecimento aprimorasse a nossa formação na docência por meio do Pibid. Integrando-se no ambiente escolar, e que a partir dessas contribuições possamos formar o perfil do professor (a) que queremos ser. Para a construção desse trabalho embasamo-nos fundamentalmente em (FREIRE, 1996), em que os métodos e resultados apontam que nessa etapa de estar em sala de aula é importante para compreender como atuar para práticas educativas, além de observar e registrar as vivências em sala na vida cotidiana da sala de aula entre quatro paredes com todos os problemas que possam surgir como afirma (BARROS, 2003) que fala sobre dificuldades enfrentadas em sala de no processo de criação de uma educação como instrumento de transformação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14015_TB8975_10122023203645.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNY BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNY"
    "autor_email" => "giovannysilva29@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101246
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8975
    "inscrito_id" => 14015
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO PIBID."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência na Escola Estadual Ferreira Pinto por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, observamos a sala de aula da instituição, no município de Apodi-RN. Onde relatamos a interação e experiência no decorrer do processo em que foi vivenciado, acompanhando inicialmente as atividades desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa para que de certa forma pudéssemos acompanhar o processo de construção de conhecimento e aprendizagem dos alunos de forma colaborativa e que esses conhecimento aprimorasse a nossa formação na docência por meio do Pibid. Integrando-se no ambiente escolar, e que a partir dessas contribuições possamos formar o perfil do professor (a) que queremos ser. Para a construção desse trabalho embasamo-nos fundamentalmente em (FREIRE, 1996), em que os métodos e resultados apontam que nessa etapa de estar em sala de aula é importante para compreender como atuar para práticas educativas, além de observar e registrar as vivências em sala na vida cotidiana da sala de aula entre quatro paredes com todos os problemas que possam surgir como afirma (BARROS, 2003) que fala sobre dificuldades enfrentadas em sala de no processo de criação de uma educação como instrumento de transformação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14015_TB8975_10122023203645.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNY BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNY"
    "autor_email" => "giovannysilva29@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência na Escola Estadual Ferreira Pinto por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, observamos a sala de aula da instituição, no município de Apodi-RN. Onde relatamos a interação e experiência no decorrer do processo em que foi vivenciado, acompanhando inicialmente as atividades desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa para que de certa forma pudéssemos acompanhar o processo de construção de conhecimento e aprendizagem dos alunos de forma colaborativa e que esses conhecimento aprimorasse a nossa formação na docência por meio do Pibid. Integrando-se no ambiente escolar, e que a partir dessas contribuições possamos formar o perfil do professor (a) que queremos ser. Para a construção desse trabalho embasamo-nos fundamentalmente em (FREIRE, 1996), em que os métodos e resultados apontam que nessa etapa de estar em sala de aula é importante para compreender como atuar para práticas educativas, além de observar e registrar as vivências em sala na vida cotidiana da sala de aula entre quatro paredes com todos os problemas que possam surgir como afirma (BARROS, 2003) que fala sobre dificuldades enfrentadas em sala de no processo de criação de uma educação como instrumento de transformação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.