Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COVID-19 COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96548
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2516
    "inscrito_id" => 12645
    "titulo" => "A COVID-19 COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "resumo" => "Este artigo versa sobre uma prática pedagógica que realizamos em uma escola pública paraibana, utilizando os dados da evolução da Covid-19 como contexto para o ensino de conteúdos matemáticos, a partir de projeções feitas no Microsoft Excel e no Geogebra. O seu objetivo é analisar as potencialidades pedagógicas da prática realizada por meio desses dois softwares para o ensino de matemática durante a pandemia e como elas podem ser utilizadas no momento atual, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência global provocada pelo vírus Sars-Cov-2, sem, contudo, estabelecer o final do período pandêmico. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujos resultados apontaram que as intervenções que fizemos possibilitaram o ensino de conceitos relativos a Sistemas de equações, Função do 1º grau e Geometria analítica, abordando tópicos como Plano cartesiano, O ponto e a reta, Taxa de variação de uma função, Posições relativas entre retas, dentre outros. Enquanto potencial, a prática que realizamos permite o ensino de Estatística, Matrizes e determinantes, bem como planejar ações e medidas de prevenção contra a disseminação do vírus Sars-Cov-2, por meio de projeções da evolução dos casos confirmados ou recuperados que podem ser realizadas através das supracitadas tecnologias, configurando-se, desta forma, como uma prática que tem função social e pode ser utilizada e/ou adaptada para este momento, em que a crise sanitária se ameniza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582ffb8c4ef1_20122023115240.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 11:52:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO MÁRIO LUCAS"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO LUCAS"
    "autor_email" => "leandrosl.pb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96548
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2516
    "inscrito_id" => 12645
    "titulo" => "A COVID-19 COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "resumo" => "Este artigo versa sobre uma prática pedagógica que realizamos em uma escola pública paraibana, utilizando os dados da evolução da Covid-19 como contexto para o ensino de conteúdos matemáticos, a partir de projeções feitas no Microsoft Excel e no Geogebra. O seu objetivo é analisar as potencialidades pedagógicas da prática realizada por meio desses dois softwares para o ensino de matemática durante a pandemia e como elas podem ser utilizadas no momento atual, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência global provocada pelo vírus Sars-Cov-2, sem, contudo, estabelecer o final do período pandêmico. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujos resultados apontaram que as intervenções que fizemos possibilitaram o ensino de conceitos relativos a Sistemas de equações, Função do 1º grau e Geometria analítica, abordando tópicos como Plano cartesiano, O ponto e a reta, Taxa de variação de uma função, Posições relativas entre retas, dentre outros. Enquanto potencial, a prática que realizamos permite o ensino de Estatística, Matrizes e determinantes, bem como planejar ações e medidas de prevenção contra a disseminação do vírus Sars-Cov-2, por meio de projeções da evolução dos casos confirmados ou recuperados que podem ser realizadas através das supracitadas tecnologias, configurando-se, desta forma, como uma prática que tem função social e pode ser utilizada e/ou adaptada para este momento, em que a crise sanitária se ameniza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582ffb8c4ef1_20122023115240.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 11:52:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO MÁRIO LUCAS"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO LUCAS"
    "autor_email" => "leandrosl.pb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo versa sobre uma prática pedagógica que realizamos em uma escola pública paraibana, utilizando os dados da evolução da Covid-19 como contexto para o ensino de conteúdos matemáticos, a partir de projeções feitas no Microsoft Excel e no Geogebra. O seu objetivo é analisar as potencialidades pedagógicas da prática realizada por meio desses dois softwares para o ensino de matemática durante a pandemia e como elas podem ser utilizadas no momento atual, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência global provocada pelo vírus Sars-Cov-2, sem, contudo, estabelecer o final do período pandêmico. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujos resultados apontaram que as intervenções que fizemos possibilitaram o ensino de conceitos relativos a Sistemas de equações, Função do 1º grau e Geometria analítica, abordando tópicos como Plano cartesiano, O ponto e a reta, Taxa de variação de uma função, Posições relativas entre retas, dentre outros. Enquanto potencial, a prática que realizamos permite o ensino de Estatística, Matrizes e determinantes, bem como planejar ações e medidas de prevenção contra a disseminação do vírus Sars-Cov-2, por meio de projeções da evolução dos casos confirmados ou recuperados que podem ser realizadas através das supracitadas tecnologias, configurando-se, desta forma, como uma prática que tem função social e pode ser utilizada e/ou adaptada para este momento, em que a crise sanitária se ameniza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.