A COVID-19 COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96548 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2516 "inscrito_id" => 12645 "titulo" => "A COVID-19 COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS" "resumo" => "Este artigo versa sobre uma prática pedagógica que realizamos em uma escola pública paraibana, utilizando os dados da evolução da Covid-19 como contexto para o ensino de conteúdos matemáticos, a partir de projeções feitas no Microsoft Excel e no Geogebra. O seu objetivo é analisar as potencialidades pedagógicas da prática realizada por meio desses dois softwares para o ensino de matemática durante a pandemia e como elas podem ser utilizadas no momento atual, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência global provocada pelo vírus Sars-Cov-2, sem, contudo, estabelecer o final do período pandêmico. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujos resultados apontaram que as intervenções que fizemos possibilitaram o ensino de conceitos relativos a Sistemas de equações, Função do 1º grau e Geometria analítica, abordando tópicos como Plano cartesiano, O ponto e a reta, Taxa de variação de uma função, Posições relativas entre retas, dentre outros. Enquanto potencial, a prática que realizamos permite o ensino de Estatística, Matrizes e determinantes, bem como planejar ações e medidas de prevenção contra a disseminação do vírus Sars-Cov-2, por meio de projeções da evolução dos casos confirmados ou recuperados que podem ser realizadas através das supracitadas tecnologias, configurando-se, desta forma, como uma prática que tem função social e pode ser utilizada e/ou adaptada para este momento, em que a crise sanitária se ameniza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582ffb8c4ef1_20122023115240.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 11:52:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO MÁRIO LUCAS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO LUCAS" "autor_email" => "leandrosl.pb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96548 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2516 "inscrito_id" => 12645 "titulo" => "A COVID-19 COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS" "resumo" => "Este artigo versa sobre uma prática pedagógica que realizamos em uma escola pública paraibana, utilizando os dados da evolução da Covid-19 como contexto para o ensino de conteúdos matemáticos, a partir de projeções feitas no Microsoft Excel e no Geogebra. O seu objetivo é analisar as potencialidades pedagógicas da prática realizada por meio desses dois softwares para o ensino de matemática durante a pandemia e como elas podem ser utilizadas no momento atual, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência global provocada pelo vírus Sars-Cov-2, sem, contudo, estabelecer o final do período pandêmico. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujos resultados apontaram que as intervenções que fizemos possibilitaram o ensino de conceitos relativos a Sistemas de equações, Função do 1º grau e Geometria analítica, abordando tópicos como Plano cartesiano, O ponto e a reta, Taxa de variação de uma função, Posições relativas entre retas, dentre outros. Enquanto potencial, a prática que realizamos permite o ensino de Estatística, Matrizes e determinantes, bem como planejar ações e medidas de prevenção contra a disseminação do vírus Sars-Cov-2, por meio de projeções da evolução dos casos confirmados ou recuperados que podem ser realizadas através das supracitadas tecnologias, configurando-se, desta forma, como uma prática que tem função social e pode ser utilizada e/ou adaptada para este momento, em que a crise sanitária se ameniza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582ffb8c4ef1_20122023115240.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 11:52:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO MÁRIO LUCAS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO LUCAS" "autor_email" => "leandrosl.pb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }