As inquietações que impulsionam essa pesquisa concentram-se na percepção de que, diante da multiplicidade de aprendizagens exigidas pelo contexto atual, existe o risco de uma dispersão que confunde, e fragiliza o processo de formação de professores. Diante deste contexto se faz necessário que haja um redimensionamento das práticas docentes, exigindo uma reflexão por parte dos docentes e discentes quanto ao seu papel e também quanto aos objetivos didáticos. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL) – fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS em parceria Universidade-Escola, na percepção dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aproximações ao estudo de caso. O estudo foi realizado a partir da análise dos cinco projetos aprovados no PICMEL, e dois questionários aplicados aos professores coordenadores e professores da escola básica. Os professores relatam nas respostas aos questionários a importância do PICMEL, nas suas carreiras acadêmicas e nas vivências dos estudantes da escola básica, o qual proporcionou a estes estudantes e futuros professores, vivências diferenciadas, com atividades diversificadas para a prática docente.