ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DE PROJETOS NA FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96140 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 13649 "titulo" => "ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DE PROJETOS NA FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "As inquietações que impulsionam essa pesquisa concentram-se na percepção de que, diante da multiplicidade de aprendizagens exigidas pelo contexto atual, existe o risco de uma dispersão que confunde, e fragiliza o processo de formação de professores. Diante deste contexto se faz necessário que haja um redimensionamento das práticas docentes, exigindo uma reflexão por parte dos docentes e discentes quanto ao seu papel e também quanto aos objetivos didáticos. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL) – fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS em parceria Universidade-Escola, na percepção dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aproximações ao estudo de caso. O estudo foi realizado a partir da análise dos cinco projetos aprovados no PICMEL, e dois questionários aplicados aos professores coordenadores e professores da escola básica. Os professores relatam nas respostas aos questionários a importância do PICMEL, nas suas carreiras acadêmicas e nas vivências dos estudantes da escola básica, o qual proporcionou a estes estudantes e futuros professores, vivências diferenciadas, com atividades diversificadas para a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID13649_TB1957_02102023213251.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM INES MARCHI" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "mimarchi@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96140 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 13649 "titulo" => "ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DE PROJETOS NA FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "As inquietações que impulsionam essa pesquisa concentram-se na percepção de que, diante da multiplicidade de aprendizagens exigidas pelo contexto atual, existe o risco de uma dispersão que confunde, e fragiliza o processo de formação de professores. Diante deste contexto se faz necessário que haja um redimensionamento das práticas docentes, exigindo uma reflexão por parte dos docentes e discentes quanto ao seu papel e também quanto aos objetivos didáticos. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL) – fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS em parceria Universidade-Escola, na percepção dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aproximações ao estudo de caso. O estudo foi realizado a partir da análise dos cinco projetos aprovados no PICMEL, e dois questionários aplicados aos professores coordenadores e professores da escola básica. Os professores relatam nas respostas aos questionários a importância do PICMEL, nas suas carreiras acadêmicas e nas vivências dos estudantes da escola básica, o qual proporcionou a estes estudantes e futuros professores, vivências diferenciadas, com atividades diversificadas para a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID13649_TB1957_02102023213251.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM INES MARCHI" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "mimarchi@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }