Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIDÁTICA DA LICENCIATURA CONDUZINDO NA PRÁTICA ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98572
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5179
    "inscrito_id" => 20123
    "titulo" => "A DIDÁTICA DA LICENCIATURA CONDUZINDO NA PRÁTICA ESCOLAR"
    "resumo" => "A Didática na graduação em Licenciatura em Matemática envolve a teoria e a prática do ensino e aprendizagem. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a Teoria Sociocultural de Vygotsky, a Teoria Construtivista de Piaget, entre outras, oferecem embasamento para uma abordagem pedagógica reflexiva. Bem como, pode se valer de abordagens contemporâneas e práticas inovadoras onde incluem o uso de tecnologias educacionais, como softwares interativos, aplicativos móveis e recursos online, que ampliam as possibilidades de exploração e compreensão dos conceitos matemáticos. Na faculdade, a disciplina de Didática fornece conhecimentos sobre planejamento, desenvolvimento e avaliação das práticas de ensino. Os estudantes aprendem a relacionar o conteúdo matemático com as experiências prévias dos alunos, explorando estratégias como resolução de problemas, modelagem matemática e registros de representação. Ademais, é entendido o papel do professor como mediador do conhecimento, promovendo a interação e a construção coletiva do conhecimento. Na prática, os futuros professores aplicam esses princípios no contexto real. É enfrentado desafios e adaptam suas práticas às necessidades dos alunos. Através da observação, reflexão e análise das situações de ensino-aprendizagem, eles desenvolvem habilidades de planejamento, condução de aulas, mediação de conflitos e avaliação. A Didática na prática requer flexibilidade e capacidade de adaptação às características únicas de cada turma. Os professores buscam aprimorar suas práticas, utilizando o embasamento teórico e refletindo os resultados. O objetivo é melhorar continuamente o ensino, promovendo uma aprendizagem significativa para os alunos. Outrossim, a pedagogia da diversidade e inclusão é valorizada, reconhecendo a importância de adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades de estudantes com diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e contextos socioculturais. Dessa forma, a didática busca constantemente se atualizar e se adequar às demandas e realidades da educação contemporânea, promovendo uma formação de qualidade e um ensino de Matemática mais significativo e acessível aos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20123_TB5179_04102023231759.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA CRISTINA ALVES DE LUNA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlacrisluna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98572
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5179
    "inscrito_id" => 20123
    "titulo" => "A DIDÁTICA DA LICENCIATURA CONDUZINDO NA PRÁTICA ESCOLAR"
    "resumo" => "A Didática na graduação em Licenciatura em Matemática envolve a teoria e a prática do ensino e aprendizagem. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a Teoria Sociocultural de Vygotsky, a Teoria Construtivista de Piaget, entre outras, oferecem embasamento para uma abordagem pedagógica reflexiva. Bem como, pode se valer de abordagens contemporâneas e práticas inovadoras onde incluem o uso de tecnologias educacionais, como softwares interativos, aplicativos móveis e recursos online, que ampliam as possibilidades de exploração e compreensão dos conceitos matemáticos. Na faculdade, a disciplina de Didática fornece conhecimentos sobre planejamento, desenvolvimento e avaliação das práticas de ensino. Os estudantes aprendem a relacionar o conteúdo matemático com as experiências prévias dos alunos, explorando estratégias como resolução de problemas, modelagem matemática e registros de representação. Ademais, é entendido o papel do professor como mediador do conhecimento, promovendo a interação e a construção coletiva do conhecimento. Na prática, os futuros professores aplicam esses princípios no contexto real. É enfrentado desafios e adaptam suas práticas às necessidades dos alunos. Através da observação, reflexão e análise das situações de ensino-aprendizagem, eles desenvolvem habilidades de planejamento, condução de aulas, mediação de conflitos e avaliação. A Didática na prática requer flexibilidade e capacidade de adaptação às características únicas de cada turma. Os professores buscam aprimorar suas práticas, utilizando o embasamento teórico e refletindo os resultados. O objetivo é melhorar continuamente o ensino, promovendo uma aprendizagem significativa para os alunos. Outrossim, a pedagogia da diversidade e inclusão é valorizada, reconhecendo a importância de adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades de estudantes com diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e contextos socioculturais. Dessa forma, a didática busca constantemente se atualizar e se adequar às demandas e realidades da educação contemporânea, promovendo uma formação de qualidade e um ensino de Matemática mais significativo e acessível aos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20123_TB5179_04102023231759.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA CRISTINA ALVES DE LUNA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlacrisluna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Didática na graduação em Licenciatura em Matemática envolve a teoria e a prática do ensino e aprendizagem. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a Teoria Sociocultural de Vygotsky, a Teoria Construtivista de Piaget, entre outras, oferecem embasamento para uma abordagem pedagógica reflexiva. Bem como, pode se valer de abordagens contemporâneas e práticas inovadoras onde incluem o uso de tecnologias educacionais, como softwares interativos, aplicativos móveis e recursos online, que ampliam as possibilidades de exploração e compreensão dos conceitos matemáticos. Na faculdade, a disciplina de Didática fornece conhecimentos sobre planejamento, desenvolvimento e avaliação das práticas de ensino. Os estudantes aprendem a relacionar o conteúdo matemático com as experiências prévias dos alunos, explorando estratégias como resolução de problemas, modelagem matemática e registros de representação. Ademais, é entendido o papel do professor como mediador do conhecimento, promovendo a interação e a construção coletiva do conhecimento. Na prática, os futuros professores aplicam esses princípios no contexto real. É enfrentado desafios e adaptam suas práticas às necessidades dos alunos. Através da observação, reflexão e análise das situações de ensino-aprendizagem, eles desenvolvem habilidades de planejamento, condução de aulas, mediação de conflitos e avaliação. A Didática na prática requer flexibilidade e capacidade de adaptação às características únicas de cada turma. Os professores buscam aprimorar suas práticas, utilizando o embasamento teórico e refletindo os resultados. O objetivo é melhorar continuamente o ensino, promovendo uma aprendizagem significativa para os alunos. Outrossim, a pedagogia da diversidade e inclusão é valorizada, reconhecendo a importância de adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades de estudantes com diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e contextos socioculturais. Dessa forma, a didática busca constantemente se atualizar e se adequar às demandas e realidades da educação contemporânea, promovendo uma formação de qualidade e um ensino de Matemática mais significativo e acessível aos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.