A DIDÁTICA DA LICENCIATURA CONDUZINDO NA PRÁTICA ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98572 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5179 "inscrito_id" => 20123 "titulo" => "A DIDÁTICA DA LICENCIATURA CONDUZINDO NA PRÁTICA ESCOLAR" "resumo" => "A Didática na graduação em Licenciatura em Matemática envolve a teoria e a prática do ensino e aprendizagem. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a Teoria Sociocultural de Vygotsky, a Teoria Construtivista de Piaget, entre outras, oferecem embasamento para uma abordagem pedagógica reflexiva. Bem como, pode se valer de abordagens contemporâneas e práticas inovadoras onde incluem o uso de tecnologias educacionais, como softwares interativos, aplicativos móveis e recursos online, que ampliam as possibilidades de exploração e compreensão dos conceitos matemáticos. Na faculdade, a disciplina de Didática fornece conhecimentos sobre planejamento, desenvolvimento e avaliação das práticas de ensino. Os estudantes aprendem a relacionar o conteúdo matemático com as experiências prévias dos alunos, explorando estratégias como resolução de problemas, modelagem matemática e registros de representação. Ademais, é entendido o papel do professor como mediador do conhecimento, promovendo a interação e a construção coletiva do conhecimento. Na prática, os futuros professores aplicam esses princípios no contexto real. É enfrentado desafios e adaptam suas práticas às necessidades dos alunos. Através da observação, reflexão e análise das situações de ensino-aprendizagem, eles desenvolvem habilidades de planejamento, condução de aulas, mediação de conflitos e avaliação. A Didática na prática requer flexibilidade e capacidade de adaptação às características únicas de cada turma. Os professores buscam aprimorar suas práticas, utilizando o embasamento teórico e refletindo os resultados. O objetivo é melhorar continuamente o ensino, promovendo uma aprendizagem significativa para os alunos. Outrossim, a pedagogia da diversidade e inclusão é valorizada, reconhecendo a importância de adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades de estudantes com diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e contextos socioculturais. Dessa forma, a didática busca constantemente se atualizar e se adequar às demandas e realidades da educação contemporânea, promovendo uma formação de qualidade e um ensino de Matemática mais significativo e acessível aos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20123_TB5179_04102023231759.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA ALVES DE LUNA" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlacrisluna@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98572 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5179 "inscrito_id" => 20123 "titulo" => "A DIDÁTICA DA LICENCIATURA CONDUZINDO NA PRÁTICA ESCOLAR" "resumo" => "A Didática na graduação em Licenciatura em Matemática envolve a teoria e a prática do ensino e aprendizagem. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a Teoria Sociocultural de Vygotsky, a Teoria Construtivista de Piaget, entre outras, oferecem embasamento para uma abordagem pedagógica reflexiva. Bem como, pode se valer de abordagens contemporâneas e práticas inovadoras onde incluem o uso de tecnologias educacionais, como softwares interativos, aplicativos móveis e recursos online, que ampliam as possibilidades de exploração e compreensão dos conceitos matemáticos. Na faculdade, a disciplina de Didática fornece conhecimentos sobre planejamento, desenvolvimento e avaliação das práticas de ensino. Os estudantes aprendem a relacionar o conteúdo matemático com as experiências prévias dos alunos, explorando estratégias como resolução de problemas, modelagem matemática e registros de representação. Ademais, é entendido o papel do professor como mediador do conhecimento, promovendo a interação e a construção coletiva do conhecimento. Na prática, os futuros professores aplicam esses princípios no contexto real. É enfrentado desafios e adaptam suas práticas às necessidades dos alunos. Através da observação, reflexão e análise das situações de ensino-aprendizagem, eles desenvolvem habilidades de planejamento, condução de aulas, mediação de conflitos e avaliação. A Didática na prática requer flexibilidade e capacidade de adaptação às características únicas de cada turma. Os professores buscam aprimorar suas práticas, utilizando o embasamento teórico e refletindo os resultados. O objetivo é melhorar continuamente o ensino, promovendo uma aprendizagem significativa para os alunos. Outrossim, a pedagogia da diversidade e inclusão é valorizada, reconhecendo a importância de adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades de estudantes com diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e contextos socioculturais. Dessa forma, a didática busca constantemente se atualizar e se adequar às demandas e realidades da educação contemporânea, promovendo uma formação de qualidade e um ensino de Matemática mais significativo e acessível aos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20123_TB5179_04102023231759.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA ALVES DE LUNA" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlacrisluna@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }