A Física é uma disciplina desafiadora para muitos estudantes, pois envolve conceitos abstratos e uma linguagem técnica específica. No entanto, isso não significa que o ensino de Física deva ser distante da realidade dos alunos e da sociedade em que estão inseridos. Para tornar o ensino de Física mais efetivo e atrativo, é necessário que sejam utilizadas metodologias inovadoras, que permitam a conexão da disciplina com o cotidiano dos estudantes. Uma forma inovadora de desmitificar o ensino de física é através dos contos. Com os contos é possível explorar a Física de uma forma mais acessível e atrativa, especialmente para estudantes que possam ter dificuldades em assimilar esses conceitos de maneira tradicional, pois a física está sendo apresentada descontextualizada e pouco atraente para os alunos. Com isso, emerge este trabalho que busca o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física, visando o engajamento de estudantes do ensino fundamental, utilizando o conto como material didático. A sequência didática presente neste trabalho é formada por três módulos de conceitos estudados no 9° ano do ensino médio, sendo eles: cinemática, óptica e eletricidade. A proposta do presente trabalho está dividida em três momentos: primeiro momento apresentar contos sobre os assuntos apresentados, segundo momento apresentar o gênero textual, dar alguns exemplos e, por fim, apresentar exemplos de como juntar a física a esse estilo narrativo. E no terceiro momento, desenvolver juntamente com os alunos, contos relacionados aos assuntos. O conto pode ser usado em sala de aula de uma forma produtiva, gerando debates e conclusões sobre o assunto que foi visto e mais quando envolve algo capaz de despertar a imaginação dos estudantes.